Início|Brasil|Do marxismo mágico ao socialismo da fotossíntese

Do marxismo mágico ao socialismo da fotossíntese

-

Por IELA em 03 de maio de 2022

Do marxismo mágico ao socialismo da fotossíntese

Bautista Vidal, o criador do Pró-álcool combustível, com certeza iria vibrar de entusiasmo com o filósofo André Merrifiel por ter sugerido a fotossíntese como a essência do marxismo mágico em Gabriel Garcia Marques, Henry Lefebvre, Guy Debord, Aimé Césaire. Outros poderiam figurar no rol dos radicais da fantasia materialista, a exemplo de Oswald de Andrade, Glauber Rocha, Álvaro Vieira Pinto e Darcy Ribeiro. 
Que não falte o autor de Prelúdio e fuga do Real, Luis da Câmara Cascudo, o filósofo da fabulação popular, que não era marxista mas que viu no povo a paixão pelo valor de uso. Consultem meu livro “Folclore: Socialismo no povo.”
Senhoras e senhores, time is not money. 
Certamente o marxista inglês Merrifiel, que descende de Willian Blake, Thomas Morris, Eduard Thompson, concordaria com a afinidade entre marxismo e folclore, a ciência do povo que está mais para Rabelais do que para Descartes. 
O marxismo mágico, que lembra a estética do sonho de Glauber Rocha, é folkmarxista. Não deslembrem que a cultura popular no Brasil durante os primeiros séculos é o conúbio oral do sol com a água. Burrice a desatenção de muitos marxistas diante do caráter revolucionário do folclore. 
Não se esqueçam de Edison Carneiro, o historiador marxista das rebeliões populares, entendido em Umbanda.
Luís da Câmara Cascudo escreveu A Ideologia Alemã de Marx e Engels com outro estilo: “não se vive apenas de versos, mas de pão, exclusivamente quem vive é o padeiro”. 
Oswald de Andrade alertou para a necessidade dos “olhos livres”, Luís da Câmara Cascudo acrescentaria: ouvidos limpos para as muitas orelhas. Andy Merrifield vive na Inglaterra, e não nos trópicos da rede de dormir e do cangaço. 
O marxista venezuelano Ludovico Silva, comentando o conceito de indústria cultural, acusou a televisão de ser um aparelho ideológico da insônia, a peste da insônia segundo Gabriel Garcia Marques, que foi em Barcelona assistir às filmagens de Cabezas Cortadas, a mistura folk de Shakespeare com Goya. 
Andy Merrifield aponta o livro de Engels, A Origem da Família, como o exemplo poético de marxismo mágico, que parece A Marcha das Utopias de Oswald de Andrade. 
Avancem para o Sol! O sol é valor de uso.
Nascemos em 1500, antes havia os índios, odiados pela burguesia bolsonara, que odeia a rede de dormir, o milho, a comunhão com a natureza. 
O marxismo mágico é refratário à comida envenenada de supermercado. A expressão “marxismo mágico” é do uruguaio Eduardo Galeano, o discípulo de Vivian Trias, o marxismo que nasce, renasce com paixão e mistério. Depois que o marxismo deu inúmeras provas que é científico, por que não concebê-lo sob o critério mágico?
Cavalcanti Proença sublinhou a intimidade que os personagens de José de Alencar têm com a mata. O romancista não tinha a menor predileção por cães e gatos, nem a “cavalos citadinos”. Marcelo Guimarães dizia-me que os intelectuais brasileiros não são capazes de nomear dez tipos de cipó. A roça é associada à pernilongo, nunca ao pirilampo. Pier Paolo Pasolini observou a decadência da Itália com o sumiço dos vagalumes.
Na indústria cultural o que existe é a substituição da ideologia por mentira, ou melhor, a decadência da mentira, segundo Oscar Wilde. A música foi concebida por Theodor Adorno como defesa contra paranoia. Penso na acústica descoberta do Brasil sem motoca e sem latido de cães. 
A vassalagem de Jair Bolsonaro ao imperialismo não é diferente da Fiesp e do petucanismo.  
A cabeça católica do povo está sendo substituída pela cabeça evangélica. Segundo meu amigo Yago Eusébio Rocha temos dois líderes religiosos de massa no Brasil: Padre Cícero e Edir Macedo. 
Em carta a Laura, filha de Marx, Engels em 1893 reclamava da classe operária desorganizada. 
Laura fez a revisão em língua francesa de a Origem da Família. Os EUA desde sua origem são modernos e burgueses. Comparem EUA com a Rússia, “sociedade gentílica”, pré-civilização com economia natural. 
É inutilidade o mote tortura nunca mais. A repulsa bolsonara ao seio da mãe gentil é anti-vida. Lá vamos nós sem o bico do seio da mãe. Mamemos na pirocacola! 
Em Totem e Tabu de Freud o pai é amado, os filhos são privados de mulher. 
Evangélicos boys. Um dos piores infortúnios ocorridos na história do Brasil, sem que se saiba ainda os motivos pelos quais isso ocorre por opção eleitoral, foi o surgimento de Jair Bolsonaro, um desastre civilizacional sem precedente. 
O desejo genocida de matar quem não se salvou na ordem social. O estranho gozo de matar os pobres. 
Inimaginável um marechal Castelo Branco chegar no Palácio e abrir o jogo: eu sou reacionário. Ou um Roberto Campos ou um Eugênio Gudin se proclamando de direita. Havia um certo escrúpulo em defender a dominação burguesa como o melhor dos mundos. Hoje isso é escancarado de maneira insolente. Não há promessa de que melhores dias virão. 
Meninão, babaca, parecido com o Mazzaropi. Simbolicamente Jair Bolsonaro só tem pai e filho, e não mãe. O pai é gerador do filho. O pênis útero. Uterocídio. A mãe falha e assassinada. A mãe não presta. Então, vem a pergunta: como explicar uma mãe que admira Bolsonaro? O que é a mãe evangélica? O universo evangélico é cruel, repressivo, machista. Onde está a Virgem Maria? 
O seio materno é o primeiro objeto sexual da criança. O desejo da mamadeira de piroca é dar ao povo um pênis truculento. A criança não deve desgrudar-se do seio da mãe. A gagueira bolsonara insistentemente repete: estupro, homossexual, pênis, ânus. Fala de sexo e da genitália, mas nunca em amor. Presidente pornô e misógino. Os filhos machos tomam o partido do pai: desprezam a mãe castrada. O bebê tido como futuro comunista. A sucção no peito da mãe é malvista, o desmame é miliciano e agressivo. Reparem o contorno labial de Jair Bolsonaro falando na TV. Freud tem razão: a anatomia é o destino. No início do século Freud teve um paciente que tinha uma obsessão neurótica do “eu do pai”. A raiva e medo do órgão feminino. É isso o conteúdo da misoginia: a mulher trouxe o pecado ao mundo. 
 

Últimas Notícias