Início|América Latina|Em agosto, mais um Curso Livre – Intervenções dos EUA na AL

Em agosto, mais um Curso Livre – Intervenções dos EUA na AL

Por IELA em 20 de julho de 2022

Em agosto, mais um Curso Livre – Intervenções dos EUA na AL

Foto: Juan Barreto/ AFP

O projeto Cursos Livres do Iela abre inscrições para mais um curso gratuito sobre temas referentes à América Latina. É o “Intervenções dos Estados Unidos na América Latina”, que será ministrado pela professora do Curso de Relações Internacionais, Camila Vidal. As aulas serão presenciais, uma vez ao mês (entre agosto de 2022 e julho de 2023) nas quintas-feiras, às 9hs, e acontecerão no Centro Socioeconômico. Podem se inscrever professores, estudantes e também a comunidade em geral. Inscrições pelo email do Iela: iela@contato.ufsc.br
Intervenções dos Estados Unidos na América Latina
Historicamente, os Estados Unidos atuam na América Latina perpetuando o subdesenvolvimento na região ao mesmo tempo em que mantém sua hegemonia regional. Desse modo, o curso “Intervenções dos Estados Unidos na América Latina” trata da política externa estadunidense para essa região evidenciando desde a formação dos conceitos que caracterizam um tipo de política externa intervencionista; o conflito da Guerra Fria como legitimador para a atuação estadunidense nos países latino-americanos através da deposição de governos não simpáticos aos interesses desse primeiro; e  as formas contemporâneas de ingerência na região latino americana que, ainda que não abandonem a intervenção direta e/ou militar, se utilizam de mecanismos e de instituições que executam ações de política externa de maneira “terceirizada”. Desse modo, o curso aqui proposto tem com objetivo refletir acerca da atuação externa estadunidense na América Latina e os impactos políticos, econômicos e sociais que se perpetuam na região.
A bibliografia acerca do papel dos EUA na região latino-americana é extensa, contando com autores estadunidenses e regionais como Lars Schoultz, Greg Grandin, Stephen Kinzzer, Stephan Schlesinger, Luis Fernando Ayerbe, Luiz Alberto Moniz Bandeira, James Petras, Moris Morley, Leogrande, Henry Veltmeyer entre outros. Entretanto, há algumas questões que merecem ser detacadas. Ainda que extensa, a literatura sobre intervenções dos EUA na AL não é centralizada. Ao apresentar-se de forma pulverizada, não se desenvolve a percepção de que, longe de serem pontuais e, portanto, exceções; as intervenções estadunidenses são a norma na política externa desse país durante a maior parte do século XX. Assim, esse curso se justifica para que possamos apreender o nosso subdesenvolvimento como resultado de uma política externa estadunidense que buscou e busca interromper projetos nacionais e regionais de desenvolvimento social.
Datas e Conteúdos
1. As bases da hegemonia estadunidense e a representação da “América” (25/08/2022)2. A construção da política externa estadunidense: expansão para o oeste, Doutrina Monroe e corolário Roosevelt (15/09/2022)3. Guerra Fria: a guerra “quente” entre URSS e EUA travada na periferia (29/09/2022)4. Política externa privatizada: o caso da United Fruit Company na Guatemala (20/10/2022)5. Intervenções estadunidenses na AL durante a Guerra Fria: América Central e Caribe (Granada e El Salvador) (10/11/2022)6. Intervenções estadunidenses na AL durante a Guerra Fria: América Central e Caribe (Nicarágua e Panamá) (24/11/2022)7. Intervenções estadunidenses na AL durante a Guerra Fria: Cuba (15/12/2022)8. Intervenções estadunidenses na AL durante a Guerra Fria: América do Sul (Brasil e Chile) (09/03/2023)9. A Política Externa no imediato pós-Guerra Fria: Guerra contra as drogas e o Plano Colômbia (30/03/2023)10. Guerra ao Terror e a privatização da segurança: DyN e o papel da Colômbia exportando mercenários (27/04/2023)11. Política externa e a formação de consenso: a “educação” militar (Comando Sul, Whinsec e Perry Center) (18/05/2023)12. Política externa e a formação de consenso: a “educação” econômica e a “promoção da democracia” (15/06/2023)A Atlas e seus institutos liberais “parceiros” na AL: NED, CIPE e USAID13. Para onde vai os EUA? A política externa dos partidos Democrata e Republicano para a América Latina (06/07/2023)
Inscrições antecipadas no email do iela: iela@contato.ufsc.br