Início|Guatemala|Guatemala: protestam os camponeses

Guatemala: protestam os camponeses

-

Por IELA em 28 de abril de 2022

Guatemala: protestam os camponeses

Foto: Red de comunicadoras indígenas Jun Na’oj

Os camponeses da Guatemala estão em luta. Convocados pelo Comitê de Desenvolvimento Camponês (CODECA) as comunidades rurais de 22 pontos do país se manifestaram, durante dois dias, trancando estradas em protesto contra o alto custo da cesta básica e dos combustíveis. Durante as manifestações eles também pediram a renúncia do presidente Alejandro Giammattei. São mais de 200 mil os agricultores ligados a CODECA.
Além da carestia que tem afetado a vida da maioria dos trabalhadores do campo e da cidade o país vive um momento político bastante duro, com graves denúncias de corrupção contra o presidente. Por isso as manifestações também apontaram a necessidade de um plebiscito revocatório, para defenestrar de vez o mandatário. Eles também protestaram contra o aceite da candidatura de Consuelo Porras, atual fiscal geral do Ministério Público da Guatemala, à reeleição. Pesam sobre ela inúmeras denúncias de obstrução da justiça no país e os trabalhadores não aceitam sua candidatura. 
Na Guatemala, que tem um total de 18 milhões de habitantes, 59% da população vivem abaixo da linha da pobreza e 20% estão na condição de pobreza extrema. Restam aí uns 20% que se equilibram entre o que chamam de classe média e média-alta e 1% que detém o poder e a riqueza. Não bastasse a crise causada pela possibilidade da reeleição de Porras, os camponeses também denunciaram nos protestos outros juízes e fiscais que seguem perseguindo e encarcerando lutadores sociais e defensores de direitos humanos. Os manifestantes insistem na convocação de uma Assembleia Constituinte Popular e Plurinacional, uma das demandas mais importantes na atualidade para que sejam respeitados os direitos dos guatemaltecos. 
 

Últimas Notícias