Início|Pensamento Crítico|Já está disponível mais um número da Rebela

Já está disponível mais um número da Rebela

Por IELA em 27 de janeiro de 2022

Já está disponível mais um número da Rebela

Apresentamos agora o número de encerramento do ano de 2021, um ano difícil para o Brasil e o mundo, ainda sob o signo da pandemia do novo coronavírus. Ainda assim vamos mantendo o nosso compromisso de divulgar o pensamento crítico latino-americano, sendo esse espaço de reflexão e informação.
Desta vez abrimos nosso editorial indicando o Ensaio Fotográfico como texto central, porque marca a homenagem a um companheiro muito caro para a equipe do Iela, Danilo Carneiro, que encantou no dia primeiro de janeiro de 2022. O texto, escrito pelo presidente do Instituto, Nildo Ouriques, mostra a essência desse homem, ex-guerrilheiro do Araguaia, apaixonado pela política, pelos livros, pela América Latina e pelos trabalhadores. Um homem que entregou sua vida pela revolução brasileira e foi fiel a seus princípios até o fim, aos 80 anos.  Danilo Carneiro: um imprescindível entre nós, ilumina sua estatura gigante, e as fotos de Rubens Lopes, Felipe Maciel, Elaine Tavares, Maicon Cláudio da Silva e Marino Mondek, oferecem sua imagem, que viverá para sempre na memória do Iela.
No campo dos artigos, contamos com o texto de Rafael Cuevas Molina, Costa Rica: o caso da educação superior pública em tempos de pandemia, no qual o autor aponta os dramas do ensino universitário frente ao avanço neoliberal causado pelo choque pandêmico. Em seguida, Ricardo de Oliveira traz o texto Maquiavel na América: uma abordagem histórica e filosófica apresenta as características genocidas do processo de invasão e conquista da América Latina. No artigo Equador: entre a democracia e a dependência, Felipe Gomes Mano analisa o cenário e as grandes mobilizações sociais que aconteceram naquele país no ano de 2019.
O artigo de Maria Goreti Juvencio Sobrinho, A oposição liberal/politicista de Fernando Henrique Cardoso à ditadura militar, lança luzes sobre a história brasileira, discutindo o caráter da crítica de Fernando Henrique Cardoso à ditadura militar e ao projeto de autorreforma (1964 a 1989). Na sequência Rodrigo Souza apresenta o texto Endividamento e pagamento no sistema da dívida no Brasil, trazendo o importante debate sobre a dívida e mostrando que mecanismos de captura como portas giratórias e lobby impulsionam o Banco Central do Brasil a legislar para os grandes bancos, contra o país. Também temos o artigo de Caique de Oliveira Sobreira Cruz, Max Weber: a “ética” calvinista e o espírito do “novo” capitalismo: Especialização, Idealismo e Ocidentalismo. O Frankenstein Sociológico, visando desmistificar as concepções que, tanto comentadores quanto críticos deste autor, ergueram durante os últimos 100 anos.
Encerrando os artigos temos o texto de Túlio Macedo Rosa e Silva, Débora Bandeira Dias Koenow e Magdalena Araujo Pereira Ferreira, A convenção interamericana contra o racismo como parâmetro normativo ao ordenamento jurídico brasileiro analisando os efeitos da incorporação dessa Convenção para o tema no país. Por fim, Ednael Macedo Felix e Fábio Freitas Schilling Marquesan, apresentam o artigo A estrutura do campo social e as disputas de poder pelos agentes do setor de sementes em um município do semiárido nordestino brasileiro, apontando o potencial agrícola brasileiro e sua importância na produção de alimentos.
A resenha é de Waldir José Rampinelli, Graciliano Ramos: um gênio da escrita.
Boa leitura.
https/iela.ufsc.br/rebela/revista/volume-11-numero-3-2021