Início|Eleições|Jamaica segue sendo governada pelo Partido Trabalhista

Jamaica segue sendo governada pelo Partido Trabalhista

-

Por IELA em 04 de setembro de 2020

Jamaica segue sendo governada pelo Partido Trabalhista

Andrew Holness deve seguir como primeiro ministro

As eleições realizadas na Jamaica nessa quinta-feira transcorreram de forma tranquila, apesar de o país estar num curva de subida nas infecções de coronavírus. Até agora foram registrados três mil casos e 29 mortes. Talvez por conta disso a participação popular tenha sido tão baixa, a mais baixa da história, 37%, o que significa uma abstenção de mais de 60% dos eleitores . 
O Partido Trabalhista, da situação, foi o vencedor, garantindo mais de três quartos das cadeiras no Parlamento – 43 das 63 vagas – e logo após a divulgação dos resultados, o primeiro-ministro Andrew Holness falou à nação através da televisão, preferindo não sair às ruas. Ainda assim houve bastante comemoração dos partidários do PL, na rua e sem máscara. 
O Partido Nacional Popular, que tinha algumas candidaturas bastante populares se declarou chocado com a diferença dos votos e ao fim conseguiu apenas 14 cadeiras no parlamento.
O partido da situação garantiu 406.764 votos enquanto o PNP ganhou 305.157 votos. Um total de 1.161 votos foram para candidatos independentes e terceiros.
Apesar de levar o nome de Partido Trabalhista o PLJ é um partido de centro-direita, bastante conservador e muito alinhado com as políticas neoliberais. O Partido Nacional Popular é considerado um pouco mais à esquerda que o trabalhista, mas como já governou a Jamaica durante muito tempo sem realizar grandes mudanças, não representa a esquerda local e está mais para uma social democracia. Havia bastante expectativa em voltar ao controle do país, mas o resultado das eleições foi contundente: quem saiu para votar preferiu seguir apostando na situação. 
 
 
 

Últimas Notícias