Início|Brasil|JB XI – Oswald de Andrade, o inimigo da piada

JB XI – Oswald de Andrade, o inimigo da piada

-

Por IELA em 21 de setembro de 2015

JB XI  – Oswald de Andrade, o inimigo da piada

O grande escritor Gilberto Felisberto Vasconcellos apresenta sua lírica apaixonada pelo Brasil descortinando a relação de Oswald de Andrade com a política, numa instigante conferência sobre esse outro genial intelectual brasileiro.
Oswald de Andrade, como lembra Vasconcellos, foi um o único escritor que foi trânsfuga de sua classe. “Nasceu burguês, privilegiado, casou-se com Tarsila do Amaral, pintora, filha de latifundiário, apadrinhado pelo Presidente da República Washington Luis. Ele chutou o pau da barraca, virou marxista e mudou de mulher. Neste colóquio bolivariano trago um pequeno texto que intitulei “Oswald de Andrade o inimigo da piada”, sublinhando o que ele disse de si mesmo: sofreu como Dostoievski e arriscou como Nietsche. Morreu pobre, diabético, cardíaco, mas o seu cadáver quando boia, como dizia Décio Pignatari, apavora Deus e o mundo. Ele acreditava que às vezes o papel impresso era mais forte que as metralhadoras”.
A conferência de Gilberto Vasconcellos será no dia 22 de setembro, às 19h e 15, no Auditório do CSE.
Logo após será lançado o mais recente livro de Gilberto :  “Darcy Ribeiro: a razão iracunda”, publicado pela Editora da UFSC.

Últimas Notícias