Início|Comunicação|Jornadas Bolivarianas – 15º edição

Jornadas Bolivarianas – 15º edição

-

Por IELA em 17 de dezembro de 2018

Jornadas Bolivarianas – 15º edição

A ligação da comunicação com o poder

O tema da próxima edição das Jornadas Bolivarianas será “Mídia e Poder na América Latina”, assunto que se reveste de fundamental importância nesse momento de transformação radical das tecnologias de informação. 
A Guerra do Golfo em 1994 inaugurou uma nova forma de comunicar. Através da rede mundial de computadores a informação como realidade “on line” – ao vivo –   apareceu para uma boa parte da população como uma possibilidade concreta de democratização e,  com o passar do tempo, começou a fazer parte da vida cotidiana das sociedades. A vida em tempo real passou a competir com a tradicional forma de comunicar, sempre mediada por jornalistas, analistas ou intelectuais. E ainda que apresentada pelos meios comerciais, a aparência de verdade se estabelecue.
Com o advento do Orkut em 2004 e a possibilidade de interação entre pessoas de espaços geográficos distantes, tem início aquilo que se configurará chamar como “redes sociais” e que se incrementam de maneira avassaladora com a criação do Facebook (expandido para o mundo em 2010) e do Whatsapp logo em seguida. Essas plataformas se transformam em gigantescos espaços de acumulação de dados sobre os cidadãos do mundo, que a elas se vinculam de maneira autônoma e por livre vontade. Um gigantesco sistema de informação sobre as pessoas que tem cobrado seu preço. 
Esse fenômeno está causando uma espécie de revolução comunicacional, na qual perdem espaço os meios tradicionais de comunicação como TVs, Jornais, revistas etc… e ganham amplitude as redes, inclusive com toda a possibilidade de manipulação dos dados e informações conforme denunciou Edward Snowden. Os resultados desse controle da informação já mostrou sua força na eleição presidencial dos Estados Unidos, em 2016, e também na eleição brasileira, agora em 2018, mostrando sua íntima relação com o tema do poder político, econômico e cultural.
Todas estas transformações no campo técnico da informação e o impacto que causam na vida real, nas relações de poder e na constituição de uma poderosa usina ideológica que interfere decisivamente no espaço político/econômico e cultural, exigem que nosso evento anual, as Jornadas Bolivarianas, se destine a análise desse processo que se configura quase como uma mudança de temperatura do mundo, razão pela qual convidaremos os principais pesquisadores brasileiros da temática e também ilustres professores e intelectuais latino-americanos que acumularam experiência e conhecimento para o desenvolvimento de esta importante crítica da relação poder  X processo comunicacional em curso.
As Jornadas Bolivarianas acontecem anualmente sempre no mês de maio, mas em 2019 estamos programando para o mês de setembro, nos dias 16, 17 e 18. Assim que aqueles e aquelas que quiserem apresentar trabalhos podem ir preparando os textos. 
 
 
 

Últimas Notícias