Início|México|México: 40 mil desaparecidos

México: 40 mil desaparecidos

-

Por IELA em 25 de março de 2019

México: 40 mil desaparecidos

Foto: La Jornada

No Dia Internacional de Direito à Verdade, o presidente do México, Andrés Manuel Lopez Obrador esteve com familiares de desaparecidos e coletivos de buscas e afirmou que, no seu governo, não haverá teto financeiro quando o assunto for encontrar os mexicanos e mexicanas vítimas da política neoliberal. “Esses 40 mil desaparecidos são a herança mais dolorosa e mais triste que recebemos dos governos anteriores”.
O presidente também anunciou a reinstalação do Sistema Nacional de Busca de Pessoas e firmou três compromissos inarredáveis: fluxo ilimitado de recursos, avaliação trimestral do avanço das buscas e realizar de maneira urgente a identificação de mais de 26 mil cadáveres que estão nas instalações forenses. López Obrador afirmou que não quer ver o México vivendo cenas como as de ter caminhões cheios de corpos percorrendo as ruas. “Isso é dantesco e desumano”. Segundo ele a desaparição de pessoas é uma responsabilidade do Estado e no seu governo todos os esforços serão feitos para encontrar essas pessoas, para que os familiares possam dar o devido descanso a seus corpos. 
Mas, para além de encontrar os corpos dos desaparecidos, a violência no México é um tema que também vai requerer muito trabalho. Obrador garantiu que não vai enfrentar violência com violência mas sim atacando as causas sociais que fizeram brotar todas essas ações de violência sem freio. “Vamos ter bons resultados para que não voltemos mais aos anos de sofrimento e dor”. Segundo ele, o ataque será no campo da economia e das oportunidades, garantindo empregos e crescimento econômico. É certo que ainda há muitos problemas e a violência ainda é alta, mas tudo isso, diz ele, será enfrentado com programas sociais e programas de segurança pública.  
Para os mexicanos a campanha de “perdão e esquecimento” que tenta se consolidar não tem muito sentido. Para a maioria daqueles que, de alguma maneira, teve a vida atravessada pela violência, seja sentindo na própria pele ou perdendo algum familiar, a palavra de ordem é “memória e justiça”. Não é possível esquecer o horror, há que sempre lembrar para que nunca mais ocorra. Encontrar os desaparecidos, finalizar o processo de luto e manter viva a memória é tudo o que se quer. 
Informações: La Jornada
 

Últimas Notícias