Início|América Latina|Nehal retoma encontros presenciais

Nehal retoma encontros presenciais

-

Por IELA em 03 de maio de 2022

Nehal retoma encontros presenciais

 

O Núcleo de Estudos de História da América Latina, do CFH/UFSC, ligado ao IELA e coordenado pelo professor Waldir Rampinelli, vai debater o tema das independências dos países latino-americanos.
Nos últimos anos, o continente vive uma série de processos políticos conturbados com diversas ações externas influenciando diretamente nosso presente e futuro; julgamos que a reflexão e o debate acerca da gênese dos novos Estados podem levantar questões cruciais para se pensar a realidade da América Latina como um todo. Nossa sugestão é a leitura da obra O General em Seu Labirinto de Gabriel García Márquez, novela histórica que tem como objetivo abordar os últimos dias do libertador Simón Bolívar, ao mesmo tempo que recorda de suas lembranças passadas.
Outras sugestões de textos/livros podem ser propostas para serem discutidas no primeiro encontro de 2022, que irá acontecer 13 de maio às 14:30, na sala do NEHAL, que fica no novo Prédio F do CFH, 6º andar, saindo do elevador à esquerda. Decidiremos o cronograma de leitura em conjunto, durante o primeiro encontro. Para o primeiro encontro, fica estipulado a leitura da primeira parte do livro (até a página 30 do arquivo em PDF em anexo / até a página 43 das últimas edições da Editora Record).
Os encontros serão abertos, todos e todas são convidados para participar; a condição para participar do grupo de estudos é a leitura dos textos propostos.
 

Últimas Notícias