Início|Reforma Agrária|O Golpe da Reforma Agrária – Lançamento da segunda edição

O Golpe da Reforma Agrária – Lançamento da segunda edição

-

Por IELA em 01 de setembro de 2017

O Golpe da Reforma Agrária – Lançamento da segunda edição

O Livro de autoria de Gert Schinke, “O Golpe da Reforma Agrária”, editado pela Editora Insular, terá sua segunda edição lançada no dia 4 de setembro, na UDESC.  Ampliado em quase duzentas páginas o trabalho de pesquisa denuncia, com base em documentos do antigo IRASC (Instituto de Reforma Agrária de Santa Catarina), as fraudes realizadas nas concessões de terras durante o regime civil militar.
Antes de esgotada a primeira edição do livro, Gert já trabalhava na coleta e análise de mais documentos para aprimorar e aprofundar ainda mais o estudo sobre a questão agrária em Santa Catarina. 
A primeira edição do livro tem sido utilizado como base para diversos processos movidos sobre terras no estado e também motivou o MPF a realizar uma operação, no dia 21 de agosto de 2017, para recolher todos os documentos (entre documentos em papel, mapas e microfilmes) na Secretaria da Agricultura e da Pesca e no Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) visando garantir sua integridade e providenciar a digitalização dos mesmos. Temeu-se que com as denúncias esses documentos pudessem se perder, afinal, quanto menos informações sobre a origem de titulação de terras, tanto melhor, uma vez que o Estado foi pivô no caso das fraudes em questão.
O lançamento da segunda edição ampliada coloca na roda mais informações sobre o tema das terras no Estado, mostrando que muita gente boa enriqueceu a custa das benesses de amigos que ocupavam o aparelho do estado durante a ditadura. O que coloca em questão a legitimidade da posse.  
A atividade será na UDESC-FAED – no Auditório Tito Sena, Av. Madre Benvenuta – Itacorubi, no dia 4 de setembro, às 19h.
Também haverá debate sobre as questões fundiárias no estado.

Últimas Notícias