Início|América Latina|Odebrecht na mira de 12 países

Odebrecht na mira de 12 países

-

Por IELA em 21 de janeiro de 2017

Odebrecht na mira de 12 países

A construtora brasileira Odebrecht é acusada de ter pagado mais de 788 milhões de dólares em suborno a 12 países da América Latina e África, conforme revelam documentos publicados Departamento de Justiça dos Estados Unidos.
Os países implicados são Angola, Argentina, Brasil, Colômbia, República Dominicana, Equador, Guatemala, México, Moçambique, Panamá, Peru e Venezuela, nos quais a Odebrecht buscaba conseguir ou manter contratos. 
Pelo menos três deles, Equador, Colômbia e República Dominicana já estão realizando um processo de investigação visando esclarecer o multimilionário caso de suborno. Sérgio Foguel, que é o encarregado da política anticorrupção da empresa Odebrecht, declarou que essas informações dizem respeito a um “desvio de conduta lamentável” e que a empresa ai atuar no sentido de não permitir que isso volte a acontecer. 
O Departamento de Justiça do EUA também informou que a Odebrecht deverá pagar multas que somam de seis mil a 959 milhões de reais aos governos dos Estados Unidos, Brasil e Suíça como compensação pelos atos ilícitos que ora se investigam. Também há informações de que serão pagos 184 milhões à República Dominicana.
A empresa Odebrecht é um conglomerado brasileiro de engenharia e construção com 168 mil trabalhadores e é uma das 20 empresas acusadas de integrar a rede de corrupção na Petrobrás. É a “estrela” da operação Lava-Jato que acabou levando ao impedimento da presidenta Dilma Roussef. 
Para assegurar os contratos, as empresas distribuíam subornos (aproximadamente 349 milhões de dólares no total) entre diretores da Petrobras e mais dezenas de políticos, muitos dos quais seguem exercendo cargos públicos no Brasil. 
Informações: Telesur
 

Últimas Notícias