A questão do Estado

25 de Junho de 2021, por Elaine Tavares


Acaba de ser lançado, na Colômbia, o livro "La cuestión del Estado en el pensamiento social crítico latinoamericano", organizado pelos professores Juan Camilo Arias Mejía e Leonardo Granato. O livro foi editado pela Ediciones UNAULA, da Universidad Autónoma Latinoamericana, de Medellín, e além de textos de vários autores, como Jaime Osorio e Lucio Oliver, traz um capítulo escrito pelos pesquisadores do IELA Maicon Cláudio da Silva e Beatriz Paiva, escrito a partir da pesquisa de mestrado de Maicon. 

O trabalho coloca luz aos sucessivos debates sobre o Estado que aconteceram desde os anos 1950 aos 1980, embora sempre com a preocupação de também sempre pensar o presente, apontando alternativas e estratégias emancipatórias sustentadas numa realidade que se espera poder transformar.  

O artigo de Maicon e Beatriz é "El Estado latinoamericano como un cuerpo extraño a la nacionalidad: contribuciones desde la teoría marxista de la dependencia", e se propõe, a partir da recuperação de autores clássicos do pensamento crítico latino-americano, contribuir para a reflexão da relação entre dependência e Estado na América Latina. 

Apesar de o livro ter sido publicado também fisicamente na Colômbia, o pdf pode ser acessado livremente. Assim, quem tiver interesse em lê-lo, clique aqui.

A questão do estado