Início|EUA|Striketober: onda de greves nos EUA

Striketober: onda de greves nos EUA

-

Por IELA em 15 de outubro de 2021

Striketober: onda de greves nos EUA

Credito: Instagram: @johndeere; Twitter: @OFNHP

Mais de 10 mil trabalhadores vinculados à indústria de máquinas agrícolas John Deere, no meio oeste dos Estados Unidos, entraram em greve a partir da meia-noite desta quinta-feira reivindicando melhores salários, aposentadoria justa e melhores condições de trabalho. O movimento foi desatado depois que uma assembleia chamada pelo sindicato United Auto Workers para discutir o acordo proposto pela empresa foi rechaçado. 
Outros milhares de trabalhadores, nos estados da Califórnia e Oregon,  vinculados à empresa provedora de serviços de atenção médica Kaiser Permanente também votaram a favor de uma greve depois que as negociações sobre salários e condições de trabalho não avançaram. Eles denunciam que a pandemia trouxe muitas baixas, não só de mortes mas de gente afastada por conta de problemas com a saúde mental, o que tem feito com que o trabalho seja mais estafante por conta da escassez de pessoal.
Na próxima segunda-feira 60 mil trabalhadores do setor de cinema e televisão ligados à Aliança Internacional de Trabalhadores de Cenários Teatrais, também podem deflagrar greve caso não consigam chegar a bom termo nas negociações sobre salários e superexploração no trabalho. O excesso de trabalho tem sido uma das mais fortes críticas nesse setor. “Não há descanso no final de semana e falta tempo até para comer”.
As greves são tantas e envolvem tantos trabalhadores que o mês está sendo nominado de “Striketober” ( strike – greve, October –outubro).
Fora os que já estão em greve, os trabalhadores da cadeia de lojas Dollar Store, no estado de Connecticut, bem como os de várias sucursais da famosa marca de lanchonete Starbucks, no estado de Nova York, iniciaram um processo de formação dos primeiros sindicatos nos seus locais de trabalho. As empresas estão respondendo com o fechamento das lojas nas quais existam trabalhadores sindicalizados, o que pode gerar ainda mais descontentamento e levar a uma greve. 
A luta de classes no interior do monstro não para.  
****
Com informações do sítio Democracy Now.
 

Últimas Notícias