Todo Solanas!

19 de Abril de 2022, por IELA


No próximo mês de maio, nos dias 11, 12 e 13, se realiza o evento internacional TODO SOLANAS!, no Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense. A atividade contará com a presença de Roberto Perdía, Natalia Vinelli, Mariano Mestman, Javier Ocampo, Clara Kriger, Norberto Ferreras, Gustavo Santos, Bento Vilela, e o presidente do Iela, Nildo Ouriques - que estará participando de duas atividades, uma delas, a conferência de encerramento do Evento: As Lutas de Libertação Nacional na América Latina: avanços, limites e contradições. 

Dentre as atividades realizadas haverá também o lançamento do livro FERNANDO PINO SOLANAS: CINEMA, POLÍTICA E LIBERTAÇÃO NACIONAL, organizado e traduzido por André Queiroz, publicado pela Editora INSULAR.

Será apresentado ainda o longa-metragem ficcional SOLANAS EXPLICADO ÀS CRIANÇAS (Direção: André Queiroz, 90 min) com duas exibições de pré-estreia.  O filme conta a estória de Pino, um pescador, que a partir dos ensinamentos de Solanas se tornará a principal liderança da Colônia na luta contra os predadores da pesca industrial e da mineração.

O espetáculo teatral SOLANAS TAL COMO O IMAGINO (Direção coletiva do Grupo dos Dois), com atuações de Alda Pessoa, Julia Sarmento, Tiago Fortes, e texto de André Queiroz, terá uma apresentação durante o evento. A peça conta a estória de Nora, Vicky e Paco, militantes montoneros durante os anos de 1977-79, vivendo a clandestinidade de uma Argentina ocupada pelo terrorismo de Estado implantado pelos milicos lacaios aos interesses do grande capital monopolista internacional. São os anos que antecedem a ação da Contra-Ofensiva dos Montoneros num instante em que a ditadura revelava o fracasso do plano econômico ultraliberal de Martínez de Hoz.

O filme, a peça, o livro estarão em eventos diversos ao longo do ano de 2022 - com programações previstas para Florianópolis, Fortaleza, Vitória.