Início|Política|Uruguai: governo vence o referendo

Uruguai: governo vence o referendo

-

Por IELA em 28 de março de 2022

Uruguai: governo vence o referendo

Foto: elDiarioAR

Apesar de ser uma votação apertada, o “Não” venceu o referendo convocado para discutir 135 artigos da Lei de Urgente Consideração, garantindo vitória ao governo de Lacalle Pou. Com 99% dos votos apurados, foram 49,9% para o Não e 48,8,9% para o Sim. Os votos em branco foram 1,2% e os anulados 3,6%.
O resultado encerra a polêmica, permite que o governo siga com seu plano de governo e confirma uma lei que traz profundas mudanças no campo da segurança pública, da economia, na posse e uso da terra e na moradia. É uma perda significativa para os trabalhadores e movimentos sociais. Por outro lado, a diferença minúscula que garantiu a vitória do Não mostra que o campo da esquerda e do movimento popular também está forte, foi quase um mano-a-mano, e se as mudanças na lei não puderam ser garantidas agora há um espaço significativo para avanços mais tarde no campo eleitoral.
De qualquer forma o governo saiu fortalecido também ainda que a coalisão que o sustenta tenha percebido que não pode perder mais espaço no tabuleiro político. “Esta etapa está superada”, comemorou Lacalle que vence mais uma queda de braço apesar de ter um governo bastante desgastado. 
 

Últimas Notícias