Início|José Martí|XIII Encontro Internacional de Cátedras Martianas

XIII Encontro Internacional de Cátedras Martianas

Por IELA em 26 de outubro de 2015

XIII Encontro Internacional de Cátedras Martianas

Celebrando o 120 aniversário da chamada “Guerra Necessária pela Independência de Cuba” e da queda em combate do “apóstolo” da América, José Martí, acontece em Pernambuco o encontro internacional de Cátedras Martianas. Esse ano, com a homenagem ao professor Vantuil Barroso Filho, que, com o objetivo de trabalhar pela unidade continental, dedicou-se com afinco a Cátedra José Martí da Universidade Federal de Pernambuco,e também celebrando o centenário de Francisco Julião, o fundador das Ligas Camponesas..
O encontro, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de outubro, no Centro de Educação, Campus Recife, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e no Campus Vitória de Santo Antão do Instituto Federal de Pernambuco, reúne professores e pesquisadores afirmando-se como espaço de diálogo e profuso intercâmbio acadêmico e de importantes debates sobre a vasta obra de José Martí, de outros importantes pensadores latino-americanos e sobre os destinos de nossa América.
O professor Paulo Capela, do CDS/UFSC e membro do Iela estará presente apresentando o livro de Carlos Almaguer, sobre José Martí, e também falando sobre a relação entre José Martí e Paulo Freire.