A maldição do Terceiro Mundo de ser rico em recursos naturais
Texto: Rafael Cuevas Molina - Presidente AUNA-Costa Rica
Aguarde, carregando...
A jornalista Elaine Tavares, que coordena a comunicação no Instituto de Estudos Latino-Americanos/UFSC profere conferência no 2º Seminário Unificado de Imprensa Sindical do Sindprevs/SC, promovido pelo Fórum de Comunicação da Classe Trabalhadora. No dia 07 de agosto ela divide a mesa: “Lei de meios – realidade e perspectivas no Brasil e na América Latina”, com a jornalista argentina, subeditora da Seção Política do Jornal Página 12, integrante da equipe jornalística do programa 678 da TV Pública da Argentina e condutora do programa diário Manhã Mais da Rádio Nacional Argentina, Nora Veiras.
O seminário começa no dia 06 de agosto e vai até o dia 08, configurando-se como um importante espaço de debates sobre a imprensa sindical na disputa de hegemonia. O tema desse anos é: “A Democratização da Comunicação e a luta contra a Criminalização dos Movimentos”.
Também estarão em pauta as leis de meios, a situação do jornalismo sindical e as condições de trabalho nas assessorias de imprensa, a importância da Mídia Alternativa na luta contra a criminalização dos movimentos e a aplicação das redes sociais no jornalismo sindical.
O encontro é voltado para jornalistas, assessores de comunicação, dirigentes sindicais e estudantes na área de comunicação.
Conheça a Programação:
Dia 6 de agosto (quarta-feira)
18h30min – abertura19h – Palestra: O jornalismo sindical na era da disputa pela hegemonia, com Vito Gianotti, Coordenador do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC).20h30min – Debate21h – Coquetel de confraternização e lançamento de livro.
Dia 7 de agosto (quinta-feira)
9h – Mesa: Lei de meios – realidade e perspectivas no Brasil e na América Latina, com Nora Veiras, jornalista argentina, subeditora da Seção Política do Jornal Página 12, integrante da equipe jornalística do programa 678 da TV Pública da Argentina e condutora do programa diário Manhã Mais da Rádio Nacional Argentina, e a jornalista, Elaine Tavares, mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, pesquisadora no Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA/UFSC) e editora da revista Pobres & Nojentas.10h30min – Debate
12h – Almoço14h – Mesa: Como andam o jornalismo sindical e as condições de trabalho nas assessorias de imprensa?, com Roberto Ponciano, mestre em História, Coordenador de Imprensa da Fenajufe, diretor de imprensa do Sisejufe e um dos criadores da Revista Ideias; Magali Moser, professora do curso de jornalismo da FURB e jornalista do Sinsepes/Blumenau; e Glauco Marques, ex-diretor de imprensa do Sinergia e comunicador da Rádio Comunitária Campeche.15h30min – Debate16h – Café
16h30min – Palestra: A importância da Mídia Alternativa na luta contra a criminalização dos movimentos e a disputa de hegemonia, com Pablo Capilé, do Coletivo Fora do Eixo, e Vívian Virissimo, editora do Brasil de Fato Rio de Janeiro e diretora do Sindicato dos jornalistas do Município do Rio.18h – Encerramento19h30min – Jantar
Dia 8 de agosto (sexta-feira)
9h – Palestra: A aplicação das redes sociais no jornalismo sindical, com Gustavo Barreto, jornalista, pesquisador, professor e colaborador do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC).10h30min – Debate12h – Almoço14h – Mesa de avaliação, propostas e encaminhamentos17h – Encerramento
Texto: Rafael Cuevas Molina - Presidente AUNA-Costa Rica
Texto: IELA
Texto: IELA
Texto: Ana Esther Ceceña Observatório Latino-Americano de Geopolítica
Texto: Bruno Lima Rocha - jornalista