Início|Sem categoria|Samuel Pinheiro Guimarães visita o Iela

Samuel Pinheiro Guimarães visita o Iela

-

Por IELA em 15 de janeiro de 2015

Samuel Pinheiro Guimarães visita o Iela

Samuel Pinheiro Guimarães visita o Iela

19.12.2012  – O professor Samuel Pinheiro Guimarães, que deu conferência na UFSC à convite do Centro Acadêmico do Curso de Relações Internacionais, esteve ontem no Iela para uma visita. Ele conheceu as instalações do Instituto e o trabalho de pesquisa, ensino e extensão que é desenvolvido pelo Iela desde 2006. Também concedeu uma entrevista para o programa Pensamento Próprio, produção de TV do Iela, que em breve está disponível para acesso.
O embaixador destacou a importância de um instituo como o IELA, que tem por objetivo informar à sociedade brasileira sobre o que acontece na América Latina, sua conjuntura e sua história. Também mostrou-se muito satisfeito com a proposta da Coleção “Pátria Grande – Biblioteca do Pensamento Crítico Latino-Americano”, ressaltando que ela deve chegar em todas as livrarias do Brasil. Também sugeriu que não seja esquecido o grande Manuel Bomfim, no projeto da biblioteca. 

Samuel Pinheiro Guimarães que hoje leciona no Instituto Rio Branco (IRBr/MRE), a disciplina “Política Internacional e Política Externa Brasileira” aos diplomatas recém ingressados na carreira já foi secretário-geral das Relações Exteriores do Ministério das Relações Exteriores de 2003 até  2009,  e ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE) até 2010. Funcionário de carreira do Itamaraty, onde ingressou em 1963, em 2011 foi designado Alto-Representante Geral do Mercosul atuando na articulação política, formulação de propostas e representação das posições comuns do bloco. Em junho desse ano ele renunciou ao cargo.
Samuel é autor de dois importantes livros no campo das relações internacionais: Quinhentos anos de periferia (UFRGS/Contraponto, 1999) e Desafios brasileiros na era dos gigantes (Contraponto, 2006). 

Últimas Notícias