Início|Grupo de Estudos – Veias Abertas: Trabalho e Política Social na América Latina (2010-2011)

O Grupo de Estudos e Veias Abertas teve como objeto de estudo Trabalho e Política Social na América Latina enquanto categorias histórica política e estruturalmente determinadas, haja vista analisar as particularidades da produção e reprodução capitalista no continente, a partir do legado crítico da Teoria Marxista da Dependência, bem como problematizar as condições concretas das políticas sociais na sociedade brasileira com o objetivo de inquirir sobre as possibilidades reais de ultrapassagem do eixo formal-abstrato dos direitos sociais nas sociedades dependentes. A metodologia dos encontros privilegiava reuniões com calendário pré-definido, cuja periodicidade consistia em um encontro mensal, tendo em vista debater e analisar a referência pré-estabelecida. As referências se constituíam em livros completos, de autores do pensamento crítico Latino-Americanos, organizadas em ciclos de estudos. Além de oportunizar fecundo espaço de estudo, o grupo também se constituiu em espaço de pesquisas para os acadêmicos do curso de graduação em serviço social da UFSC, contemplados com Bolsa Permanência e alocados nos projetos do IELA durante os anos de 2010 e 2011, sob orientação pedagógica de Dilceane Carraro e Mirella Rocha.

Equipe

Mirella Rocha (Coordenadora), Dilceane Carraro (supervisão pedagógica), Ana Carla Werneque Ribas, Bruna Ramos Cordova, Daiane Rocha, Fernanda Torrentes, Jacqueline Andriolli, Jonathan Jaumont, Josiane Biondo, Juliana Fritzen e Tamara Dutra (acadêmicos de graduação)

Principais Produtos

BIONDO, Josiane. A construção do direito ao BPC no Brasil e do Renta Dignidad na Bolívia: Uma análise desde a perspectiva latino-americana. TCC (Graduação) – Curso de Serviço Social, Departamento de Serviço Social, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010. [Orientadora: Mirella Rocha]