Início|Política|Venezuela: catástrofe geológica + catástrofe política (com a ameaça de uma ocupação militar) — uma pior do que a outra

Venezuela: catástrofe geológica + catástrofe política (com a ameaça de uma ocupação militar) — uma pior do que a outra

-

Por Marcelo Colussi em 08 de julho de 2026

Venezuela: catástrofe geológica + catástrofe política (com a ameaça de uma ocupação militar) — uma pior do que a outra

Crédito: Federico Parra/AFP

É claro que a solidariedade real e genuína — oferecida sem pedir nada em troca — é possível. Muitas entidades demonstram isso. A Cuba socialista, apesar de enfrentar um bloqueio interminável, continua enviando brigadas médicas, professores e treinadores esportivos para o mundo como um gesto de solidariedade. Será que o Comando Sul fará o mesmo pela empobrecida Venezuela — uma nação que conta constantemente seus mortos e está sobrecarregada por uma dívida externa de mais de 200 bilhões de dólares?

A República Bolivariana da Venezuela vem sofrendo golpe após golpe. O país suportou anos de bloqueio e crise econômica — causados ​​em grande parte por políticas punitivas impostas por Washington — e uma situação política interna altamente complexa que levou à saída de cerca de 8 milhões de seus cidadãos (aproximadamente 20% da população). O país possui as maiores reservas de petróleo do mundo — um fato que o torna extremamente vulnerável, dada a sua proximidade com a principal potência capitalista do globo e maior consumidora desse hidrocarboneto, uma nação perpetuamente ávida por esse recurso. Sofreu uma violação massiva de sua soberania em 3 de janeiro, com o sequestro do presidente Nicolás Maduro e a instalação de uma administração fantoche — um governo *de facto* que administrava o país a partir da Casa Branca, com autoridades locais servindo apenas como fachada. Então, em 24 de junho, foi atingido por uma terrível catástrofe natural: dois terremotos devastadores.

A dimensão do desastre foi imensa — monumental. No momento em que este texto é escrito, o número confirmado de mortos é de 1.400, mas estimativas — levando em conta o colapso de grande parte da infraestrutura e das moradias — sugerem que esse número pode chegar a pelo menos 10.000. O número pode ser ainda maior (fala-se em dezenas de milhares). Os hospitais estão sobrecarregados pelo número crescente de feridos. Os danos materiais são, da mesma forma, incalculáveis. Um profundo sentimento de pesar tomou conta de todo o país. Diante de tal tragédia, a ajuda humanitária chegou rapidamente. Inúmeros governos e organizações internacionais já estão enviando suprimentos essenciais — alimentos, medicamentos, roupas, água potável — e pessoal especializado para auxiliar nos esforços de resgate. Da mesma forma, muitos grupos de solidariedade de base ao redor do mundo — pessoas comuns e cidadãos do dia a dia sensibilizados por tal sofrimento — também estão arrecadando ajuda. É um verdadeiro exemplo de solidariedade, de genuíno calor humano e de compaixão pelo próximo.

Naturalmente, dada a imensa necessidade, ninguém na Venezuela recusaria tal ajuda. No entanto, é preciso levantar um ponto — talvez como um lembrete de experiências passadas ou exercitando o papel de advogado do diabo, mas, em última análise, como um convite a considerar certas circunstâncias.

Em situações como a que a Venezuela enfrenta atualmente, a ajuda internacional é crucial. Contudo, será que tal ajuda é sempre motivada pela solidariedade? Há inúmeros exemplos que mostram que a ajuda humanitária — como a fornecida pela ONU — pode transformar-se em um pesadelo para o país afetado. Entre os casos, incluem-se a República Democrática do Congo, a República Centro-Africana, o Kosovo, Timor-Leste e o Haiti. Como observa María Vergara: “Embora a ajuda humanitária seja uma ferramenta indispensável para salvar vidas, a experiência no Haiti [e em muitos outros países] demonstra que, em certos contextos, ela também pode se tornar um instrumento de projeção de influência política e geopolítica”.

Essa ajuda pode facilmente se transformar na “complicada” — para dizer o mínimo — e inegavelmente questionável “ocupação humanitária” (um conceito controverso no direito internacional, visto que existe em uma zona cinzenta jurídica sem limites claros, o que possibilita interferências e abusos devido à falta de regulamentação precisa). Há inúmeros casos bem documentados de excessos e ações arbitrárias por parte de missões das Nações Unidas, envolvendo graves abusos e violações dos direitos humanos contra as próprias populações que deveriam auxiliar — desde exploração sexual (em alguns casos envolvendo menores) até falhas sistêmicas na proteção de civis.

O caso do Haiti após o devastador terremoto de 2010 — que deixou mais de 200.000 mortos, 300.000 feridos e causou destruição massiva da infraestrutura — ilustra claramente a natureza das missões que se disfarçam de ajuda humanitária. Os Estados Unidos foram o principal provedor dessa “ajuda”, mas os resultados foram peculiares e paradoxais — para não dizer catastróficos. Dos aproximadamente US$ 4 bilhões alocados pelos EUA, apenas 2% foram destinados a organizações haitianas, enquanto quase 60% acabaram nas mãos de empresas americanas. Houve um enorme desperdício de recursos (ou, para sermos francos: corrupção!) sem qualquer reconstrução tangível do país devastado; enquanto isso, os maiores beneficiários foram as Forças Armadas dos EUA — os principais atores da iniciativa. Elas adquiriram experiência logística para futuras operações no Caribe, treinaram tropas em condições reais e testaram e aprimoraram suas capacidades de logística em larga escala e resposta rápida, acumulando, assim, experiência crucial para futuras operações humanitárias — e, fundamentalmente, de combate.

Um cenário semelhante está se desenrolando na Venezuela, agora devastada. Um dos principais atores no esforço de ajuda ( ajuda?) é o Comando Sul dos Estados Unidos — SOUTHCOM — com sede em Doral, Flórida. Trata-se de um dos comandos de combate unificados do Departamento de Defesa, responsável pelo planejamento militar, operações e cooperação em segurança na América Latina e no Caribe. Após a invasão realizada em janeiro — com o objetivo de tomar o controle das reservas de petróleo — e considerando um governo que se abre cada vez mais à presença dos EUA, além do status atual da nação bolivariana como um protetorado *de facto*, as perspectivas futuras são profundamente preocupantes. Uma presença militar permanente dos EUA na pátria de Bolívar? Dada a trajetória atual, é altamente provável. O petróleo venezuelano passará para a propriedade ianque — com grandes empresas petrolíferas multinacionais operando lá a plena capacidade — guardado por fuzileiros navais bem equipados estacionados em território caribenho. Um protetorado com uma ocupação militar disfarçada de ajuda?

Hugo Chávez disse certa vez: “Fidel me disse um dia: ‘Se isso acontecer com você ou comigo — uma invasão — a última coisa que devemos fazer é o que Saddam fez: nos esconder em algum buraco. Você tem que morrer lutando, Chávez — bem ali na linha de frente.'” E é exatamente isso que eu faria: não vou fugir para as montanhas; vou morrer na linha de frente, com a dignidade de um venezuelano que ama este país.” O presidente cubano Díaz-Canel expressou o mesmo sentimento em relação à possibilidade de uma invasão. Em 3 de janeiro, as forças militares dos EUA invadiram Caracas (seria por superioridade militar ou a porta foi aberta por dentro?). Jorge Rodríguez, então presidente da Assembleia Nacional, declarou na época que o socialismo havia acabado e que o país estava abertamente caminhando para uma economia de mercado — um gesto de submissão e apaziguamento em relação ao invasor. Isso contrasta fortemente com a postura outrora adotada pelo comandante bolivariano. Se a porta foi aberta para os invasores, uma vez lá dentro, quem poderá expulsá-los? É claro que pode haver solidariedade real e genuína que não pede nada em troca. Inúmeros exemplos demonstram isso. A Cuba socialista — apesar de enfrentar um bloqueio interminável — continua enviando brigadas médicas, professores e treinadores esportivos para o mundo como um gesto de solidariedade. Será que o Comando Sul fará o mesmo pela empobrecida Venezuela — uma nação que continua contabilizando seus mortos e está sobrecarregada por mais de 200 bilhões de dólares em dívida externa?

As palavras do venezuelano Oscar Caballero são pertinentes aqui: “O desespero e a angústia diante da catástrofe estão levando os venezuelanos a aceitarem passivamente a ajuda dos EUA — seja por ignorância ou por dor — enquanto ignoram a ocupação ‘gringa’ que quase certamente se abate sobre nós”.

Sem dúvida, essa grande potência em declínio precisa de uma salvaguarda contra as novas forças que emergem no cenário global para desafiar sua hegemonia: China, Rússia e os países do BRICS+. Essa salvaguarda (talvez negociada em alto nível com essas outras potências) é a América Latina, e o petróleo venezuelano é parte crucial deste botim. Ocupação humanitária ou algo mais?

 

****

Publicado originalmente em Con Nuestra América

Últimas Notícias