Início|Nicolás Maduro|Venezuela fará parte do Conselho de Segurança da ONU

Venezuela fará parte do Conselho de Segurança da ONU

-

Por IELA em 02 de janeiro de 2015

Venezuela fará parte do Conselho de Segurança da ONU

Começou ontem, primeiro de janeiro, a participação da Venezuela como membro do Conselho de Segurança da ONU, “com a maior responsabilidade de defender a paz mundial”, conforme declarou o presidente Nicolás Maduro. A eleição que definiu o país sul americano como membro aconteceu no dia 16 de outubro de 2014.
O presidente Maduro também afirmou que a Venezuela deverá atuar no sentido de democratizar a ONU e defender a autodeterminação dos povos. “A voz da Venezuela é muito respeitada no exterior, inclusive por aqueles que não compartilham de nossas ideias, e isso foi comprovado com o apoio dos 181 países que votaram para que estivéssemos no Conselho de Segurança”.
Segundo ele, a batalha na ONU será por criar um mundo pluripolar e multicêntrico, repudiando o terrorismo e respeitando a soberania dos povos. “Faremos isso não como um país imperialista que  conquista povos, mas com nossa visão bolivariana pela paz e o direito de existir”.
Os 181 votos (dois terços dos votos possíveis) garantem a participação da Venezuela no Conselho de Segurança até o dia 31 de dezembro de de 2016. Essa é a quinta vez que o país, que também pertence ao Comitê de Direitos Humanos da ONU, ocupa um posto desse tipo, o qual não confere o poder de veto, mas permite participar da tomada de decisões. Quem vai representar a Venezuela no conselho é o ex-chanceler Rafael Ramírez.

Últimas Notícias