Memória da luta ambientalista no sul do país

Memória da luta ambientalista no sul do país

Sinopse

 

Depois de criar e produzir o trabalho "Escritos em Movimento" (http://escritosemmovimento.blogspot.com/) , no qual recupera a luta pela moradia em Florianópolis, a jornalista Miriam Santini de Abreu pensou em realizar projeto semelhante com relação a luta ambientalista em Santa Catarina registrando a trajetória de militância e atuação de pessoas que participaram e/ou testemunharam movimentos que mudaram positivamente os rumos do meio ambiente no estado. O projeto encontrou parceria no Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul e na EcoAgência Solidária de Notícia Ambientais, envolvendo outras pesquisadoras. Por conta disso o escopo da proposta aumentou e agora vai levantar a história de ambientalistas dos três estados do Sul.

Os objetivos são honrar a luta desses militantes pioneiros, cujas conquistas beneficiaram toda a sociedade em termos de qualidade de vida, e reconhecer os reflexos dessa luta na preservação ambiental e na própria economia dos estados. Para além de um necessário registro histórico, as entrevistas promovem reflexões e inspiração para seguir lutando em defesa do equilíbrio ambiental.

As jornalistas responsáveis pelo projeto são Vera Mari Damian (Rio Grande do Sul), Míriam Santini de Abreu (Santa Catarina) e Eloisa Beling Loose (Paraná). O trabalho poderá ser acompanhado pelo sítio:

http://www.ecoagencia.com.br/

 

Assista também