Início|Costa Rica|O lado B da Costa Rica

O lado B da Costa Rica

-

Por Elaine Tavares em 23 de outubro de 2024

O lado B da Costa Rica

A Costa Rica é bastante conhecida como um dos poucos países da América Central que conseguiu dar qualidade de vida ao seu povo, numa região marcada pela desigualdade, pela violência e pela miséria. Também é conhecida como o “coração civil” da América, visto que desde a Constituição de 1949, está proibida a constituição de um exército permanente. A proposta dos sucessivos governos desde então sempre foi a de manter o país desmilitarizado e na paz, tanto na relação com os vizinhos quanto internamente. Nos anos 1980 quando a América Central ardia em revoltas, o então presidente Óscar Arias, não permitiu que os Estados Unidos usassem o país para atacar a Nicarágua, que vivia uma revolução. Fechou as todas as bases dos chamados “contras”, fechou pistas de pouso usadas pelos mercenários estadunidense, contrariando os Estados Unidos e sofrendo sanções. Ainda assim, não se desviou do caminho da paz.

Hoje, a Costa Rica segue sem exército, e mantém altos índices de desenvolvimento humano, investindo pesado em educação e saúde. Mas, também já se observam os estragos causados por algumas propostas neoliberais que foram sendo instituídas lentamente no país. No cenário geral da América Central, com a sistemática “fuga” de famílias em busca de vida melhor, a Costa Rica acaba também sendo espaço de levas de migrantes, principalmente desde a Nicarágua. E é esta realidade que o professor Jonathan Elizando Orozco vai discutir numa atividade promovida pelo IELA, celebrando os 20 anos de existência do Instituto na UFSC.

O lado “B” da Costa Rica será mostrado através da discussão trazida pelo seu livro “El Gaspar”, que apresenta a realidade social do meio rural do país e da apresentação do documentário “Bachero”, dirigido por Roberto de la Ossa.

A conferência de Jonathan Orozco será no dia 05 de novembro, às 18h e 30min, no Auditório do CSE/UFSC.

Jonathan é doutor em Filosofia e atualmente coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em “Ética e Direitos Humanos” do Instituto Interamericano de Direitos Humanos em parceria com o Departamento de Direito e o Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Últimas Notícias