Início|Instituto

Quem Somos

O IELA nasceu em 2006, fruto de um processo que começou em 2004 com um único projeto: o Observatório Latino-Americano (OLA). Naqueles dias o Brasil ainda estava de costas para a América Latina, mas a partir das transformações iniciadas na Venezuela essa parte do continente começou a fazer parte do cotidiano das notícias, chegando também à Universidade.

Assim, os estudos latino-americanos, que eram um campo de reflexão consolidado nas universidades europeias, estadunidenses e asiáticas, passaram a se constituir também na UFSC como um esforço inédito na universidade brasileira, até então indiferente com relação a essas temáticas. A criação do Instituto veio assim superar uma debilidade institucional e intelectual que caracterizava a universidade brasileira. A partir da sua efetivação, a UFSC passou a ser um ponto de referência no debate da integração latino-americana, que avança em termos econômicos, culturais e institucionais.

Tendo como pressupostos o compromisso com o pensamento próprio, o debate anti-eurocêntrico e a reflexão anticapitalista, o IELA é uma teia de relações horizontais, ligadas por um interesse comum: uma Abya Yala – A América Latina – livre, soberana e unida.

Os objetivos do IELA

Pós-Graduação:
Desenvolver programas e intermediar parcerias com outras instituições para a realização de cursos em nível de pós-graduação na área dos estudos latino-americanos.

Assessoria:
Prestar assessoria e consultoria especializada em temas referentes às políticas econômicas e sociais que afetam os países latino-americanos.

Intercâmbio:
Promover intercâmbios nacionais e estrangeiros, visando a realização de estudos e pesquisas sobre a América Latina.

Comunicação:
Organizar e difundir pela rede mundial de computadores conhecimento acerca da vida social, cultural, econômica e política do continente latino-americano.

Formação:
Desenvolver programas de formação e capacitação de dirigentes dos movimentos populares, professores e de instituições universitárias, nacionais e estrangeiras.

Extensão:
Promover encontros científicos, seminários, simpósios, colóquios, jornadas, congressos e outras atividades, bem como ações que auxilíem o desenvolvimento de projetos comunitários.

Pesquisa:
Desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade latino-americana, na perspectiva de decifrar os novos condicionamentos da dependência e do subdesenvolvimento dos países latino-americanos na política e economia mundial.

Um pouco da nossa história

2004

Um pouco de nossa história

Em 7 de Julho de 2004, um pequeno grupo, liderado pelo professor Nildo Domingos Ouriques, do Departamento de Economia, com a participação da professora Beatriz Paiva, do Departamento de Serviço Social, e das jornalistas Elaine Tavares e Raquel Moysés, criou o espaço institucional necessário para desenvolver os estudos latino-americanos no âmbito da UFSC. Assim, como resultado desta iniciativa, em 7 de julho de 2004, nasceu o Observatório Latino-Americano (OLA) que, progressivamente, incorporou estudantes como colaboradores.
2004

Jornadas Bolivarianas, 1ª edição - Bolivarianismo e Poder Popular na Venezuela

6 de Dezembro, 2004 — 8 de Dezembro, 2004
2005

Jornadas Bolivarianas, 2ª edição - O Mapa da Crise: a Reinvenção das Ciências Sociais na América Latina

15 de Agosto, 2005 — 19 de Agosto, 2005
2005

Nasce o grupo de leitura, discussão e pesquisa do OLA

11 de Novembro, 2005 O grupo de leitura, discussão e pesquisa do Observatório Latino-Americano (OLA) foi criado ao final de 2005, através de convite feito pelo prof. Nildo Ouriques a um grupo então reduzido de estudantes. Estes, cursando, sobretudo, as fases iniciais do curso de Economia, tomaram para si, desde o início, a tarefa de organização coletiva como grupo de estudos, atuando em três frentes indissociáveis: a leitura dos clássicos da ciência social crítica na América Latina; a realização social desta leitura através de encontros para discussão e debate das obras; e, ainda, o desenvolvimento de projetos individuais de pesquisa, forma autônoma de verificação na realidade da importância e atualidade dos conceitos e categorias estudados em cada leitura. Mais informações AQUI.
2006

Criação do IELA

19 de Julho, 2006 Com o passar do tempo o projeto Observatório Latino-Americano (OLA) ficou insuficiente. Por isso, grupos de pesquisadores da UFSC, que já desenvolviam esforços na área de estudos latino-americanos, e outros que se interessaram por este campo de estudo, consideraram que era o momento de propor sua reestruturação, criando o Institudo de Estudos Latino-Americanos - IELA. Na proposta, o fundamento básico foi a necessidade de manter certa unidade temática, sempre com respeito ao pluralismo teórico-metodológico, condição indispensável para o bom desenvolvimento dos trabalhos e para o crescimento institucional da UFSC. Assim, com a ideia acolhida peo reitor Lúcio Botelho, o IELA foi criado por meio da Portaria n°. 489 (GR/19/07/2006), que designou o professor Nildo Domingos Ouriques como seu primeiro presidente.
2006

Jornadas Bolivarianas, 3ª edição - Teoria Social e Eurocentrismo: a insurgência do Pensamento Crí­tico

20 de Novembro, 2006 — 24 de Novembro, 2006
2007

Primeiro Circula - Circuito de Cinema Latino-Americano e Caribenho Alí Primera

3 de Agosto, 2007 https://youtu.be/NvI9JDNtf-w Projeto de extensão com projeção semanal de filmes latino-americanos e caribenhos.
2008

Jornadas Bolivarianas, 4ª edição - Nações e nacionalismo na América Latina

22 de Abril, 2008 — 25 de Abril, 2008
2008

Criação da Rede Brasileira de Estudos Latino-Americanos - REBELA

12 de Agosto, 2008 Articulação iniciada pelo IELA, visando aglutinar pessoas que trabalhassem de maneira permanente com a temática latino-americana, desde uma perspectiva crítica, nas demais universidades brasileiras.
2009

Jornadas Bolivarianas, 5ª edição - A política dos Estados Unidos para a América Latina

6 de Abril, 2009 — 9 de Abril, 2009
2010

Jornadas Bolivarianas, 6ª edição - O Socialismo na América Latina

10 de Abril, 2010 — 12 de Abril, 2010
2010

Inauguração da nova sede do IELA

1 de Dezembro, 2010 O novo espaço conta com salas de trabalho, salas para professores visitantes e uma biblioteca que se constitui como um importante espaço de pesquisa da universidade brasileira no que diz respeito ao tema latino-americano. Parte dela é um presente do professor Carlos Lessa (UFRJ), que doou sua biblioteca pessoal ao instituto, entregando à pesquisa pública um acervo amealhado durante 50 anos de vida acadêmica e política.
2011

Jornadas Bolivarianas, 7ª edição - Imperialismo e Cultura na América Latina

4 de Abril, 2011 — 8 de Abril, 2011
2012

Jornadas Bolivarianas, 8ª edição - O Caribe: espaço estratégico na América Latina

23 de Abril, 2012 — 25 de Abril, 2012
2012

Lançamento da Coleção Pátria Grande

17 de Junho, 2012 Publicada pelo IELA em parceria com a Editora Insular, a coleção Pátria Grande nasce para suprir uma enorme lacuna de nossa formação intelectual, tão colonialmente centrada no cânone europeu-estadunidense, expressão acabada do eurocentrismo que começa ceder passagem ao pensamento crítico latino-americano, nossa melhor tradição. https://youtu.be/5XaS84AbJj0
2012

20 anos do Projeto Córdoba

5 de Outubro, 2012 Projeto de intercâmbio estudantil nascido em 1992, no Colégio de Aplicação/UFSC, integrado ao Iela em 2006. https://youtu.be/7pf41EahEHM
2013

Jornadas Bolivarianas, 9ª edição - Os megaeventos esportivos - Impactos, consequências e legados na América Latina

9 de Abril, 2013 — 12 de Abril, 2013 Confira todos os vídeos de mesas de debates e palestras no nosso canal no Youtube.
2013

VIII Encontro da Associação Mundial de Economia Política (WAPE)

24 de Maio, 2013 — 26 de Maio, 2013 Por iniciativa do IELA, organizou-se pela primeira vez na América do Sul o Encontro da Associação Mundial de Economia Política (World Association for Political Economy – Wape). Assista as entrevistas realizadas durante o evento no nosso canal no Youtube.
2014

Jornadas Bolivarianas, 10ª edição - A América Latina e os 40 anos da Teoria Marxista da Dependência

9 de Abril, 2014 — 11 de Abril, 2014 Confira todos os vídeos de mesas de debates e palestras no nosso canal no Youtube, ou acesse a página das Jornadas Bolivarianas.
2014

XIX ENEP/SEP - Encontro Nacional de Economia Política: (Neo)desenvolvimentismo em Questão

3 de Junho, 2014 — 6 de Junho, 2014 Evento anual da Sociedade Brasileira de Econômia Política, realizado em 2014 pelo IELA. Assista aos vídeos de entrevistas e conferências do evento no nosso canal no Youtube.
2015

Jornadas Bolivarianas, 11ª edição - Literatura e Política na América Latina

21 de Novembro, 2015 — 23 de Novembro, 2015 Confira todos os vídeos de mesas de debates e palestras no nosso canal no Youtube, ou acesse a página das Jornadas Bolivarianas.
2016

Vai ao ar o primeiro programa Pensamento Crítico

31 de Março, 2016 Vai ao ar o primeiro Pensamento Crítico, um programa quinzenal de análise da conjuntura brasileira e latino-americana, produzido pelo Instituto de Estudos Latino-Americanos e veiculado na TV UFSC.
2016

Jornadas Bolivarianas, 12ª edição - Os rumos da crise na América Latina

25 de Abril, 2016 — 27 de Abril, 2016 Confira todos os vídeos de mesas de debates e palestras no nosso canal no Youtube, ou acesse a página das Jornadas Bolivarianas.
2017

Jornadas Bolivarianas, 13ª edição - A educação na América Latina: 100 anos da Reforma de Córdoba

Para celebrar os 100 anos da Reforma de Córdoba, momento estelar na vida universitária latino-americana as Jornadas Boliviarianas de 2017 dedicaram os debates ao tema Educação. De 15 a 17 de maio de 2017.

Equipe Executiva

Nildo Ouriques

Professor no Departamento de Economia
e Relações Internacionais da Universidade
Federal de Santa Catariana (UFSC).
Presidente do IELA.

Elaine Tavares

Técnica-Adminstrativa em Educação, Mestre em Comunicação Social, Doutora em Serviço Social e Jornalista no IELA

Beatriz Paiva

Professora no Departamento de Serviço
Social e Coordenadora do Coletivo Veias
Abertas

Waldir Rampinelli

Coordenador no Núcleo de Estudos de História da América Latina NEHAL/CFH, UFSC.

Maicon Cláudio da Silva

Doutorando em Economia e Secretário do IELA

Paulo Capela

Coordenador do Projeto Vitral Latino-Americano/CDS

Lauro Mattei

Professor no Departamento de Economia
e Relações Internacionais

Integrantes

Fernando Prado

Professor da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA).

Danuza Meneghello

Coordenação - Projeto Córdoba/Colégio de Aplicação

Rodolfo Pantel

Coordenação - Projeto Córdoba/Colégio de Aplicação

Antônio Wolkmer

Coordenador do Projeto Pluralismo Jurídico/CCJ

Cris Mariotto

Doutorando em Serviço Social, indígena do povo Guarani e articulador do Projeto Indígena Digital

Leopoldo Paqonawta

Artista gráfico - Projeto Povos Originários

Mirella Rocha

Professora da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Danilo Carneiro

Membro do Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro e integrante do IELA

Davi Antunes da Luz

Estudante de Relações Internacionais e Bolsista de Extensão do Projeto Observatório Latino-Americano (OLA)

Felipe Maciel Martins

Estudante de Economia, Bolsista de Cultura do Projeto CIRCULA e integrante do Observatório Latino-Americano (OLA)

Rubens Lopes

Jornalista formado pela UFSC e fotógrafo. Membro do IELA.

Demais Colaboradores

Por outras universidades brasileiras

Eliel Machado

Francis Guimarães
Liliam Borges
Maria Frizon

Pedro Jorge de Freitas

Eugênio Rezende de Carvalho

Gilberto Felisberto Vasconcellos

Renato Kilpp

Catarina Gewher
Ivo Thais

Luis Vieira

Luiz Jorge V. Pessôa de Mendonça
Paulo Nakatani
Reinaldo Carcanholo

Maria Misoczky
Mathias Luce
Rafael Flores
Sueli Goulart Silva

Marcelo Carcanholo
Theotonio dos Santos

Por países

Alcira Argumedo
Alejandro Gaona
Daniel Marcos

Andrés Rada
Eduardo Rada
Máximo Quilbert

Orlando Caputo

Xiaoqin Ding

Jaime Estrada
Ricardo Sanchez

Fernando Martinez Herédia
Lurdes Regueiro
Osvaldo Martinez
Pedro Martinez Píres
Raimundo Franco Parellada

Luis Fernando Sarango Macas
Manuel Salgado Tamayo
Pablo Dávalos

Fidel Nieto

Didier Dominique

Adolfo Morales Valladares
Adrian Sotelo Valencia
Guadelupe Terezinha Bertussi
Heinz Dieterich Stteffan
José Carlos Valenzuela Feijóo
Luis Javier Garrido
Sandra Mirna

James Cockcroft
John Bellamy Foster

Judith Valencia

Endereço e Contato

Deixe sua mensagem