História e Pensamento Militar
Texto: IELA
Aguarde, carregando...
O Núcleo de Estudos de História da América Latina (Nehal) promove uma Mesa Redonda no dia 13 de novembro de 2018, às 18h30, na sala 10 do corredor do Departamento de História no Centro de Ciências e Filosofia – CFH da UFSC, tendo como tema os 90 Anos de publicação dos “Sete Ensaios de Interpretação da Realidade Peruana”, de José Carlos Mariátegui.
Este livro é considerado uma das principais obras das Ciências Humanas em nosso continente, expressando uma das mais criativas formas de pensar a latino-américa, desde um ponto de vista não colonizado. Para Michael Lowy, Mariátegui soube escapar das duas tendências comuns ao pensamento latino americano, o excepcionalismo e o eurocentrismo. Partindo da realidade concreta de seu pais, no qual, no inicio do seculo XX, a maioria da população era indígena e na qual persistiam costumes comunais de seculo anteriores a Conquista, Mariátegui chegou a propor um socialismo indo-americano, junto a sua consigna de que o socialismo na América não poderia ser “nem decalque nem cópia, e sim uma criação heróica”.
As bases da sua interpretação e visão de socialismo irá aparecer de forma mais completa na obra 7 Ensaios. A primeira publicação desta obra seminal aconteceu em outubro de 1928. E, apesar de seus 90 anos, a vitalidade de Mariátegui – e desta obra em particular – é de impressionante atualidade.
Mariátegui utiliza o método e conceitos marxistas para explicar a realidade de seu país no primeiro quartel do século XX, sendo por isto considerado o primeiro marxista de nosso continente. Destaca-se a originalidade com que são empregados os conceitos de imperialismo, luta de classes, materialismo histórico e dialético para interpretar e compreender o estágio do desenvolvimento das forças produtivas no Peru, mas sua analise pode ser estendida para a grande maioria dos países latino-americanos naquele momento.
Com o intuito de debater o pensamento de Mariátegui e sua principal obra, juntamente com a Cátedra JCM, do Peru, o NEHAL promove esta atividade comemorativa e de reflexão sobre os Sete Ensaios de Interpretação da Realidade Peruana:
Participam da mesa:
Elvis Humberto Poletto: O Conceito de Nação em Mariátegui
Carmen Susana Tornquist: A atualidade de “O Problema Indígena”
Coordenação da mesa – Yuri Lorscheider.
Promoção NEHAL – Núcleo de Estudos de História da América Latina APOIO IELA e CAL -SC
Texto: IELA
Texto: Davi Antunes da Luz
Texto: Lauro Mattei - Professor/UFSC
Texto: João Gaspar/ IELA