História e Pensamento Militar
Texto: IELA
Aguarde, carregando...
Foto: http://www.hypeness.com.br/
A tecnologia marcou encontro com os povos originários para a construção de um trabalho conjunto, e tudo isso dentro da lógica dos Pontos de Cultura, nascidos e espalhados pelos cantões do Brasil durante o governo e Luis Inácio da Silva. A valorização da cultura de mãos dadas com as novidades do mundo tecnológico que tanto tem encantado adolescentes e adultos por todo o mundo. Esse foi o propósito do povo Kaxinawá (Hani Kuin), que vive no estado do Acre, Brasil.
Pois esse povo, sob a coordenação de Tadeu Kaxinawá, montou uma equipe de programadores, artistas, antropólogos, gente de toda a aldeia e começou a criar um jogo em vídeo, que pudesse servir para os jovens como um instrumento lúdico, ao mesmo tempo em que ensinava sobre a história e a cultura de sua gente. E foi assim que nasceu o Huni Kuin: os caminhos da jiboia, um jogo com cinco fases, que contam cinco diferentes histórias antigas da comunidade.
O jogo, “nascido da miração de Nixi Pae”, logo estará disponível gratuitamente pela internet e tem como objetivo principal disponibilizar o conhecimento sobre essa cultura para toda a sociedade brasileira.
O idealizador do jogo é Guilherme Meneses, mas a construção é coletiva, e aqui nesse vídeo dá para ter uma pequena ideia do projeto.
Com informações retiradas do sítio: http://www.hypeness.com.br/
Texto: IELA
Texto: Davi Antunes da Luz
Texto: Lauro Mattei - Professor/UFSC
Texto: João Gaspar/ IELA