Conexões Universitárias
Texto: IELA
Aguarde, carregando...
O professor Waldir José Rampinelli, do Departamento de História/UFSC e do IELA, lança nesse dia 14 de abril, às 19h30min, no auditório Alfredo Michels, da COOPERA, o seu mais recente livro “O que a mídia esconde”, que é coletânea de crônicas da sua participação semanal na Rádio Onda Jovem, de Forquilhinha, sul do estado.
Com essa publicação Rampinelli eterniza, no papel, o jornalismo de opinião feito através da radiofusão e saúda a liberdade de expressão como elemento fundamental à democracia. Entre os tantos temas abordados por ele em sua participação sistemática nas onda do rádio estão a crise do capitalismo, a política nacional, latino-americana e internacional, o terrorismo e o terror de Estado, a ditadura militar brasileira, as inverdades da RBS e da Globo, o Estado laico e o Papa, o futebol e a corrupção, a Pacha Mama.
Dizem os astecas, povo originário do México, que as palavras que não andam não devem ser pronunciadas. E aquilo que precisa viver tem de ser dito. Por isso a palavra falada tem tanta força. Nas profundezas dessa nossa Abya Yala (as três Américas), foi a palavra bem-dita que sobreviveu a todos os massacres, sussurrada de geração em geração, mantendo viva a memória das gentes. Hoje, quando vivenciamos uma nova era tecnológica, ainda engravidamos pelo ouvido. E a palavra, potencializada pelas ondas sonoras, faz seu caminho de ideia-que-anda.
Waldir José Rampinelli tem o dom da palavra. Simples, didático, certeiro, ele consegue em um comentário curtinho, fazer com que a ideia falada crie asas e sobrevoe o sul do Estado de Santa Catarina através da Rádio Onda Jovem FM. Agora, essa fala se veste de escrita e deve ir mais longe ainda. Mas sua origem está ali, no microfone. Verbo, criação, palavra-criadora, crítica.
Esse livro condensa parte dessas palavras andantes. E, nelas, vai a vida!
O lançamento será na cidade de Forquilhinha, na sede da Coopera, com uma conferência do professor.
Waldir José Rampinelli. Mestre em Estudos Latino-Americanos pela Universidade Nacional Autônoma do México e doutor em Ciências Sociais e Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é Professor Titular do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro dos conselhos editoriais da Coleção Pátria Grande – Biblioteca do Pensamento Crítico Latino-Americano e da Coleção Pensadores da Pátria Grande, ambas da Editora Insular. Autor do livro As duas faces da moeda – as contribuições de JK e Gilberto Freyre ao colonialismo português (Editora da UFSC, Florianópolis, 2004).
Organizador e coautor dos livros Crítica à Razão Acadêmica – reflexões sobre a universidade contemporânea (Editora Insular, Florianópolis, 2ª edição, 2012); Universidade – a democracia ameaçada (Editora Xamã, São Paulo, 2ª edição, 2007); O Preço do Voto – os bastidores de uma eleição para reitor (Editora Insular, Florianópolis, 2ª edição, 2008); História e Poder – a reprodução das elites em Santa Catarina (Editora Insular, Florianópolis, 2003); Os 500 Anos – a conquista interminável (Editora Vozes, Petrópolis, 6ª edição, 2001); No Fio da Navalha – crítica das reformas neoliberais de FHC (Editora Xamã, São Paulo, 2ª edição, 1998); Luta e Resistência – APUFSC 20 anos (Editora da UFSC, Florianópolis, 1996).
Texto: IELA
Texto: Elaine Tavares
Texto: IELA
Texto: IELA