Início|Sem categoria|Boas festas e feliz recomeço!

Boas festas e feliz recomeço!

-

Por IELA em 15 de janeiro de 2015

Boas festas e feliz recomeço!

Boas festas e feliz recomeço!

19.12.2013  – O Instituto de Estudos Latino-Americanos encerra o ano de 2013 agradecendo a todos que caminharam conosco no processo de compreensão de “nuestra” América. Discutimos em profundidade os megaeventos esportivos que acontecerão no país em 2014 e 2016, realizamos seminários, conferências, cursos livres, circuitos de cinema latino-americano e caribenho. Fortalecemos a coleção Pátria Grande – Biblioteca do Pensamento Crítico Latino-Americano – editando os três primeiros volumes de um total de 80 títulos. Assim, os brasileiros tiveram acesso a obras vitais para a compreensão da realidade, como a dos brasileiros Ruy Mauro Marini e Vânia Bambirra, que nunca tinham sido vertidas ao português, e a do pensador venezuelano Ludovico Silva.
Para 2014, quando esse projeto completa uma década de existência, o Iela assume novos desafios. Serão editados novos volumes da Coleção Pátria Grande, só em fevereiro já devem sair o “Política britânica no Rio da Prata”, de Raul Scalabrin Ortiz e “O processo de dominação política no Equador”, de Agustin Cuevas. Também serão celebrados os 40 anos da Teoria Marxista da Dependência e iniciado um caminho novo no campo do conhecimento com a implantação do Mestrado em Estudos Latino-Americanos.  Nada grandioso, só o seguro caminhar na senda da construção de um saber crítico e descolonizado, tal como nos propusemos no distante junho de 2004 quando criamos o Observatório Latino-Americano (Ola) que dois anos depois transformava-se no Instituto de Estudos Latino-Americanos, iniciativa inédita na universidade brasileira.
Então, convidamos a todos para continuarem caminhando conosco nesse processo que se aprofunda e constrói, dia-a-dia, a compreensão crítica da realidade. Boas festas e um feliz recomeço. 2014 trará com ele grandes eventos que marcarão de forma indelével a vida nacional. Nós estaremos, tal como lembra o poeta palestino Mahmud Darwish, “vigilantes, e prontos para o combate”.
Equipe do Iela

Últimas Notícias