Início|Sem categoria|Bolívia avança no desenvolvimento social

Bolívia avança no desenvolvimento social

-

Por IELA em 15 de janeiro de 2015

Bolívia avança no desenvolvimento social

Bolívia avança no desenvolvimento social

22.08.2013  – O Ministro de Economia e Finanças Públicas da Bolívia, Luis Arce Catacora, informou ontem que, conforme pesquisa realizada pela Cepal (órgão das Nações Unidas), desde o ano de 2011 o país deixou a triste condição de ser o mais pobre da América do Sul. Segundo ele, isso se deve ao modelo de administração e desenvolvimento humano que foi implementado pelo governo de Evo Morales. “Esse novo modelo permitiu o desenvolvimento do país. E o crescimento está baseado no aproveitamento dos recursos naturais e na redistribuição da riqueza que tem permitido uma vida melhor aos bolivianos”.
O ministro informou que, nos últimos anos,  a Bolívia conseguiu reduzir a pobreza em 19 pontos percentuais.  E essa é uma realidade que não fica restrita apenas à Bolívia. Conforme dados do relatório “Panorama Social 2012”, da Cepal, mais sete países do sul da América tiveram as taxas de pobreza reduzidas: Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.  Ainda de acordo com o relatório os fatores determinantes para a redução da pobreza no país foram o aumento de salários e o aumento significativo de novos empregos, fazendo com que as famílias mais empobrecidas pudessem aumentar suas rendas. Vale lembrar que também vigora na Bolívia um programa de renda mínima ao estilo do Fome Zero brasileiro.
Os índices de desemprego estão em 3,2% enquanto que em 2005 eram de 8,2%, o que faz do país ostentar um dos menores índices da América latina nesse quesito. Para o Ministro da Economia isso se deve a criação do Bando de Desenvolvimento Produtivo (BDP) que prioriza os empréstimos à pequenas empresas, que são as que mais empregam no país. 

Últimas Notícias