Início|Sem categoria|Bolívia dá entrada na Corte de Haya pedindo uma saída ao mar

Bolívia dá entrada na Corte de Haya pedindo uma saída ao mar

-

Por IELA em 15 de janeiro de 2015

Bolívia dá entrada na Corte de Haya pedindo uma saída ao mar

Bolívia dá entrada na Corte de Haya pedindo uma saída ao mar

Juan Lanchipa y Eduardo Rodríguez Veltzé, emissários bolivianos em Haya. – Agencia de noticias EFE Agencia
24.04.2013  – Segundo o presidente da Bolívia Evo Morales, hoje, 24 de abril, será um dia histórico para o país, Depois de mais de 130 anos de disputas e negociações frustradas com o Chile, a Bolívia finalmente pede a atenção do Tribunal Internacional de Haya para sua demanda de saída para o mar. A região foi conquistada pelo Chile na chamada “guerra do pacífico”, em 1879, mas a Bolívia entende que o que aconteceu foi uma invasão motivada pela cobiça tanto dos ingleses – que já dominavam o negócio das minas  – quanto da elite chilena.  
Assim, nesse dia 24, o chanceler David Choquehuanca e o agente Eduardo Rodríguez Veltzé, entregam o documento que deve marcar o início do litígio legal contra o Chile. Os dois deram declarações nos jornais bolivianos pedindo que os líderes sul-americanos apoiem a Bolívia nessa demanda, pois é uma reivindicação justa.
A decisão não foi uma coisa definida às pressas, diz o presidente Morales. São anos e anos de diálogo e busca de negociação com o país vizinho. Mas, todas essas conversas sempre foram frustradas e, por conta disso, a Bolívia decidiu buscar o direito internacional para garantir o direito de ter uma saída para o mar, como já tinha sido definido pelo libertador Simón Bolívar. Ele acreditava que era fundamental para a soberania da Bolívia ter o seu caminho livre para o pacífico.
Cronologia
1950 Bolívia e Chile trocam informações para resolver o problema marítimo
1962 Chile desvia sem consentimento da Bolívia as águas do Rio Cauca.
1975 Começam as negociações so “abraço de Charaña”. Bolivia solicita un corredor soberano.
1979 Bolívia garante na  X Assembleia Geral da  OEA, a Resolução 426, que define a falta de uma saída para o mar como um problema hemisférico. OEA pede uma saída soberana para o mar para Bolívia.
2004 Na Cumbre Hemisférica de Monterrey, México,   o então presidente Carlos Mesa afirma a necessidade de resolução do problema boliviano.
2006 Bolívia e Chile acordam retomar as negociações.
2011 Bolívia anuncia que demandará o Chile em tribunais internacionais.
2013 Evo Morales ratifica a posição de recorrer aos tribunais e oficializa que irá até a Corte de Haya. 
2013, 24 de abril Bolívia apresenta demanda no Tribunal de Haya.
Com informações do Jornal La Razón – Bolívia

Últimas Notícias