Início|Sem categoria|América Latina no limiar do século XXI

América Latina no limiar do século XXI

-

Por IELA em 15 de janeiro de 2015

América Latina no limiar do século XXI

América latina no limiar do século XXI
Lançamento será no dia 26 de junho, no auditório do CSE, às 18h30min
Foi-se o tempo em que a universidade brasileira estava de costas para a América Latina. Na UFSC, depois do nascimento do Iela, a reflexão sobre os temas importantes da vida latino-americana passou a ser sistemática. Um desses momentos foi o projeto Encuentros 18h30min, coordenado pelo professor Lauro Mattei, do curso de Economia e membro do Iela. Durante um ano inteiro foram organizadas conversas, conferências e debates, visando partilhar o conhecimento que estava sendo criado tanto dentro das fronteiras da UFSC como fora dela. O resultado dessa rica experiência é agora oferecido ao público nesse dia 26 de junho, às 18h30min, no Auditório do CSE/UFSC , com o lançamento do livro “América Latina no limiar do século XXI”, organizado pelo coordenador do Encuentros, professor Lauro Mattei.
O livro traz oito importantes artigos sobre América Latina. No tema “Formação histórica e lutas emancipatórias”, o argentino Andrés Kosel fala sobre o processo de balcanização pós-independência e Waldir Rampinelli discorre sobre o centenário da revolução mexicana. NO tópico “política e Economia” Claudio Katz, também da Argentina, fala sobre as singularidades da América Latina, Marcello Dias Carcanholo escreve sobre integração regional e Nildo Ouriques sobre a crise capitalista mundial e a periferia latino-americana. No tópico “Panorama e desafios da América Latina estão os textos de Lauro Mattei sobre a pobreza na América Latina,  de Beatriz Paiva, Mirella Rocha e Dilceane Carraro sobre as políticas sociais e a superexploração no trabalho e de Thaisa de Souza, sobre a justiça comunitária e emancipação.
Todos esses temas formam um instigante mosaico da realidade latino-americana e os desafios que ainda precisam ser enfrentados e vencidos. Parte da história passada, do processo de formação das nações latino-americanas, espia pelas frestas de uma das mais importantes revoluções populares do nosso continente – a mexicana – e apresenta a história do presente, com a América latina enredada em dependência, superexploração, crise e pobreza. Além disso, traz a semente De uma forma de justiça, a comunitária, que se espalha por toda a América, cimentando o protagonismo popular. Enfim, o volume organizado por Lauro Mattei deve ser leitura obrigatória para quem quer entender o que se passa hoje nesse explosivo e original espaço geográfico que é a América Latina, ou Abya Yala ( como a chamam os povos autóctones).
 

Últimas Notícias