Operação Águia – Aliança para o Progresso (E 10)
Texto: Camila Feix Vidal - IELA
Aguarde, carregando...
Eleições na Colômbia pedem segundo turno
31.05.2010 – As eleições na Colômbia terminaram sem que o candidato governista, Juan Manuel Santos, conseguisse os cinqüenta por cento mais um que lhe daria a vitória decantada durante a campanha. Apesar de toda a máquina uribista estar a sua disposição, ele terá de disputar o segundo turno com o candidato do Partido Verde, Antanas Mockus. Santos arrebanhou 46,56% contra 21,49%. Tampouco houve uma boa fluência de gente às urnas e menos de 50% dos votantes participaram das eleições.
Os dois candidatos que disputam o segundo turno não saem da órbita da direita, embora o candidato do Partido Verde seja considerado mais leve, sem ligações com o paramilitarismo ou o narcotráfico. Mocku, no seu discurso de participante do segundo turno, fez um chamado a todos os seus adversários para que se aliem a ele, buscando uma viragem na história da Colômbia que desde o trágico assassinato de Jorge Gaitán, em 1948, vive mergulhada na violência e no terrorismo de estado.
O ex-ministro da defesa, Juan santos, candidato da situação, se mostrou otimista e disse que a vitória está praticamente garantida, pois seu adversário teria de mais que dobrar os votos. O que ele não disse é que também mais da metade dos eleitores não votaram. Quem sabe no segundo turno isso mude.
Texto: Camila Feix Vidal - IELA
Texto: João Gaspar/ IELA
Texto: IELA
Texto: Davi Antunes da Luz