Início|Sem categoria|Defesa do HU e celebração da vida de Che

Defesa do HU e celebração da vida de Che

-

Por IELA em 10 de outubro de 2007

10/10/2007
Dia 9 de outubro, há exatos 40 anos, era assassinado, em La Higuera, Bolívia, o médico e lutador argentino Ernesto Che Guevara. Para celebrar a vida de Che, movimentos populares e sindicais realizaram um ato de apelo à vida e em defesa da saúde pública.
No período da manhã, trabalhadores e estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina e representantes dos movimentos se reuniram em frente ao atendimento do Hospital Universitário para coletar assinaturas para um abaixo-assinado contra a transformação dos HUs em Fundações Estatais de Direito Privado. Com carro de som, faixas e cartazes, os manifestantes chamavam a atenção da população em relação ao risco de privatização tanto do HU pelo Governo Federal, quanto do Hemosc/Cepon, pelo Governo Estadual.
Foram distribuídos folhetos explicativos e adesivos em defesa do HU. Diretores do Sintufsc, representantes do MST, da Consulta Popular e do movimento estudantil da UFSC por uma universidade popular, e pacientes do hospital testemunharam a importância do único hospital 100% público do Estado de Santa Catarina. Também foi reinaugurada nova faixa de 15 metros, colocada em frente ao hospital, na qual se lê: Tirar o HU do Povo é Crime! Defenda você também a vida do único hospital 100% SUS de Santa Catarina. O apelo, que pode ser lido por quem passa pela rua, é a forma permanente encontrada pelo Sindicato para convidar a comunidade a participar da defesa do HU.
Ninguém pode esquecer, como lembram os trabalhadores da UFSC, que está tramitando, no Congresso Nacional, um projeto de lei complementar que transforma os HUs e vários outros setores do serviço público em fundação estatal de direito privado.

Últimas Notícias