Início|Sem categoria|Dívida externa em debate

Dívida externa em debate

-

Por IELA em 17 de setembro de 2007

17/08/2007
Será em Quito, Equador, de 20 a 22 de agosto, o primeiro Encontro da Aliança dos Povos do Sul Credores das Dívidas Históricas e Ecológicas, com a participação de mais de 15 países. A atividade faz parte das tarefas da Comissão Nacional de Auditoria da Dívida, estabelecida no Equador, agora no governo de Rafael Correa.
O início desse trabalho deu-se no dia 23 de julho, com um juramento solene de todos os membros em levantar a verdade sobre a dívida. A partir daí começaram a organizar as tarefas da auditoria que terá um ano para cumprir-se, investigando a legitimidade e a legalidade das dívidas contraídas pelo estado equatoriano. Com essa comissão, o governo de Correa abre uma nova etapa na luta contra a dominação da dívida e pela recuperação da autonomia e soberania financeira em toda a América Latina.
É por conta desta atitude corajosa que o Jubileu Sul, entidade que discute a legalidade das dívidas externas dos países empobrecidos, realiza em Quito este encontro para tratar de uma aliança entre todos os países ditos devedores. A proposta é avançar na denúncia da dívida odiosa e apresentar documentação destas dívidas ilegítimas que tanto estrago têm causado para as economias dos países e para a vida de todos. As atividades visam ainda preparar uma grande ação para a Semana de Ação Global contra a Dívida que acontece de 14 a 21 de outubro em todo o planeta.

Últimas Notícias