Memória – Cuba e a saída de Fidel (2008)
Texto: IELA
Aguarde, carregando...
O Instituto de Estudos Latino-Americanos realiza neste final do mês de abril o Primeiro Encontro da Rede de Estudos Brasileiros.
A Rede de Estudos Brasileiros é uma iniciativa importante do IELA destinada a cumprir função estratégica na Universidade no Brasil sobretudo quando consideramos a urgente necessidade de nacionalização da vida intelectual em nosso país. A partir do curso “O que ler para entender o Brasil” que lançamos no IELA em 2022 com a participação de mais de 2.000 alunos trabalhando em regime eletrônico a partir de aulas mensais oferecidas gratuitamente, emergiu como necessidade especialmente aguda em professores e alunos inscritos, a elaboração de planos de ensino e ofertas de disciplinas em todos os níveis da educação.
Após inúmeras reuniões de trabalho com inscritos em todo o Brasil, decidimos organizar na UFSC de maneira presencial o I Encontro da Rede de Estudos Brasileiros destinado a refletir sobre o trabalho e organizar iniciativas semelhantes em todas as universidades brasileiras e escolas com as quais temos alunos inscritos. Esta iniciativa pioneira do IELA-UFSC inaugura de maneira sistemática um esforço de nacionalização da experiência universitária no Brasil especialmente na área de ciências humanas e sociais. Nossa experiência anterior – A Rede Brasileira de Estudos Latino-americanos – que conta também com uma publicação regular importante, nos autoriza à certeza de que esta iniciativa fortalece o trabalho do IELA como, da mesma forma, reforça a importância da UFSC no cenário nacional.
Em nosso primeiro encontro contaremos com a presença de pensadores nacionais e estrangeiros de reconhecida capacidade intelectual e notável contribuição para o pensamento social que há quase duas décadas o IELA-UFSC desenvolve e que já conquistou reconhecimento nacional e continental.
Título: I Encontro da Rede de Estudos Brasileiros
Data, dias 29 e 30 de Abril e 1º de Maio
Local: Auditório do CSE
Participantes confirmados: Nildo Ouriques, Gilberto Felisberto Vasconcellos, Alejandro Olmos e Mauro Maestri
Texto: IELA
Texto: João Gaspar/ IELA
Texto: Elaine Tavares
Texto: Davi Antunes da Luz
Texto: Juan J. Paz-y-Miño Cepeda
Texto: Rafael Cuevas Molina - Presidente AUNA-Costa Rica