Por Cuba – Casa das Américas (E 08)
Texto: Davi Antunes da Luz
Aguarde, carregando...
Já está circulando o primeiro vídeo de uma série que será produzida sob a coordenação da professora Camila Vidal (Relações Internacionais/IELA/UFSC) tratando de temas levantados pela escritora Helena Villar no livro “Esclavos Unidos: La otra cara del American Dream (Ediciones Akal, 2021)”, que rompe com a romantização do chamado “sonho americano”. Neste episódio o assunto será saúde. No vídeo é possível conhecer a realidade do país e a fragilidade do atendimento de saúde que é dado aos trabalhadores e empobrecidos. No país da oportunidades há quem tenha de tomar remédio para peixe, porque não têm recursos para tratar uma infecção com antibióticos para humanos. Um mergulho profundo na vida cotidiana daqueles que não têm como ter um seguro-saúde.
Equipe de produção: Camila Vidal, Maicon Cláudio da Silva, Erick Antunes Buss e Maria Helena Alves de Lima.
O trabalho é vinculado ao grupo de estudos INCT-INEU (UFSC) e ao projeto de pesquisa “O poder das ideias e a manutenção hegemônica através do consenso: Estados Unidos e América Latina”, fruto de encontros e discussões realizadas ao longo do primeiro e segundo semestres de 2023 com estudantes da Pós-Graduação (PPGRI) e da Graduação (Relações Internacionais) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Ao fim da leitura do livro de Helena Villar, Esclavos Unidos: La otra cara del American Dream (Ediciones Akal, 2021), o grupo coletou e sistematizou os vários dados apresentados pela autora sobre os Estados Unidos “real. A partir daí foram criadas categorias como saúde, educação, encarceramento, violência, pobreza, entre outros. Todos os temas serão apresentados em vídeos curtos e didáticos a partir de recursos audiovisuais realizados com o apoio da equipe do Instituto de Estudos Latino-Americanos da UFSC.
Entre as características que serão detalhadas estão:
– País com mais habitantes encarcerados do planeta;
– País com mais armas per capita do mundo;
– País com maior exército do globo;
– Expectativa de vida semelhante à das nações latino-americanas em desenvolvimento;
– Maior percentagem de pobreza juvenil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE);
– Acumula a dívida pública mais elevada do planeta;
– Seus cidadãos têm 20 vezes mais probabilidades de morrer, devido à violência armada do que o restante dos países industrializados;
– Compete nas primeiras posições da desigualdade global;
– País com o maior número de mortes por violência armada e consumo de drogas;
– Elevada taxa de analfabetismo.
******
O projeto é coordenado por Camila Vidal, professora no Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e faz parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU), do Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Política Internacional Contemporânea (GEPPIC), do Instituto de Estudos para América Latina (IELA/UFSC) e do Instituto Memória e Direitos Humanos (IMDH/UFSC).
Texto: Davi Antunes da Luz
Texto: Elaine Tavares
Texto: Julio Gambina - Argentina
Texto: IELA
Texto: João Gaspar/ IELA