Início|Sem categoria|A tragédia do povo haitiano

A tragédia do povo haitiano

-

Por IELA em 05 de novembro de 2010

O calvário do povo haitiano
05.11.2010 – O Haiti continua vivendo um triste processo. Depois de sofrer um golpe de estado, com a deposição de seu presidente Jean Aristide, planejado e efetivado pelos estadunidenses, o país mergulhou num tempo de profundo terror. Ocupado pelas tropas da ONU, a vida seguiu com grande sofrimento para a maioria da população. Nem mesmo as novas eleições e a escolha de um presidente deram respiro as gentes. As tropas seguiram com seu trabalho de repressão, violência, estupro, mortes.
Não bastasse isso veio o devastador terremoto, que colocou boa parte das grandes cidades do país no chão. Passada a comoção inicial, quando a mídia aplicou uma overdose de imagens e histórias, o país seguiu com o seu sofrimento, de forma solitária. Quem se importa com o que pode acontecer a um pequeno país perdido no mar das Antilhas? Vez ou outra o povo recebe visitas como a do cínico Bill Clinton, em cujo governo começou boa parte deste calvário da gente haitiana, mas nada mais acontece além da doação de comida ou água. A libertação do povo da miséria não está nos planos dos “benfeitores”. Até porque a mão de obra haitiana serve muito bem às grandes empresas transnacionais que chupam o sangue dos trabalhadores nas “zonas francas”.
Aqui um olhar de fotógrafo sobre a realidade haitiana. Comovente relato imagético de uma vida que se perde entre o desespero, a cólera, e a indiferença mundial.
Veja as fotos

Últimas Notícias