A luta pela redução da jornada de trabalho
Texto: Nildo Domingos Ouriques
Aguarde, carregando...
Seguindo o caminho já trilhado pelo Colégio de Aplicação da UFSC, que tem uma cadeira de Estudos Latino-Americanos no currículo desde o ano de 2003, fruto de longa batalha dada pelos professores que atuam no “Projeto Córdoba”, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul finalmente também conseguiu incluir essa cadeira no seu currículo, no ano passado.
Inspirados pela existência da disciplina aqui no CA-UFSC, os professores gaúchos elaboraram uma proposta de reestruturação curricular que incluiu no 8º e 9º ano do Ensino Fundamental a disciplina de Estudos Latino-Americanos. Conforme conta o professor Edson Antoni, ainda que o CA da UFRGS tenha uma estrutura diferenciada em relação a existente no CA da UFSC, a conquista dessa cadeira no currículo contribui para a construção e consolidação de uma identidade latino-americana. O Rio Grande do Sul, que tem uma cultura bastante permeada pela tradição latino-americana, há muito tempo pedia essa postura. Apresentar a América Latina aos estudantes do ensino fundamental fortalecerá bastante a proposta de unidade e integração, para além dos aspectos comerciais.
Na UFSC, o Projeto Córdoba é um trabalho de intercâmbio entre o Colégio de Aplicação e a Escuela Superior de Comércio Manuel Belgrano , de Córdoba, que promove a visita de estudantes brasileiros à Argentina e de estudantes argentinos ao Brasil. Nessa caminhada de trabalho conjunto que começou em 1992, os professores conseguiram incluir a disciplina de espanhol no currículo, a partir de 1996, e finalmente a de Estudos Latino-Americanos em 2003. Esse exemplo de esforço por realizar a verdadeira integração dos povos agora dá ainda mais frutos com essa ação do CA da UFRGS.
Texto: Nildo Domingos Ouriques
Texto: Gilberto Felisberto Vasconcellos
Texto: IELA