História e Pensamento Militar
Texto: IELA
Aguarde, carregando...
Apologia à poesia, Salve, Salve Mc Smith!
Por Yarssan Dambrós
Ainda não sei bem ao certo
Do que fala a poesia
Se delata o concreto
Ou ilumina a maresia.
Se ressalta as belezas
Ou vai contra a tirania,
Tem na forma o segredo
Ou em curvas a delícia.
O cantar da alvorada
É que é sua toada
Ou na calada da noite
Inevitável açoite?
Não faço idéia por que escrevo. Não sei de que serve tudo isso. Nunca me disse poeta, não posso ser/estar algo que não sei de que serve. Presto homenagem e agradeço a existência de Cartolas, Vinicius, Joãos, Candeias, Batatinhas, Carlos, Josés, Augustos, Chicos, Nelsons, Falcões, Lenines, Cesinhas, Iaras e tantos outros que por alguma falta de razão iluminaram meus caminhos até aqui, como faróis em uma ilha-presídio.
Careca de tanto pensar em porquês, ontem resolvi comprar um chapéu, pra ver se não frito meus miolos nesse verão carioca. Voei pelo subterrâneo abarrotado de formigas em direção a estação Uruguaiana, achando que lá encontraria compatibilidade com meu parco salário. Nada feito. Pra não perder a viagem, resolvi comprar um CD.
– Licença, por acaso você tem alguma coisa do MC Smith aí?
– Hahaha, não tem não cara, só do misturado.
– Ahhh, você sabe onde consigo?
– Pô paulista, quem sabe na 6ª, hahaha.
– 6ª o quê?
– 6ª DP Mané, o cara acaba de ser preso…
Prenderam ontem o cara que considero um dos maiores poetas cariocas da atualidade. Pouco entendo de poesia, nem sei de que serve. Mas aos que acham que Funk não é cultura, respondo com muito lirismo…Pau no cú da sua cultura. A questão é que o poeta foi preso por formação de quadrilha e apologia ao crime.
O poeta é um traficante de drogas
Que fazem as pessoas na casa desse marginal
Sentam-se em rodas
Falam coisas sem sentido
Tá na cara
O poeta é um traficante de drogas.
Me pergunto o que é apologia ao crime. Todas as manhãs tenho vontade de fuzilar o Louro José, adoraria seqüestrar a Juliana Paes, roubaria caixas da cerveja-imã de mulher da propaganda, enforcaria vários pastores e semanalmente tenho vontade de me suicidar diante do Faustão. Como o Lulinha paz e amor e o Doutor Sérgio Cabral julgariam isso?
Cidade amarga
Mesmo assim eu te engulo
E pra não causar embrulho
Te bebo de um gole só.
Presto homenagem aqui a esse muleque-homem, de 23 anos, de peito aberto e corpo fechado, que teve a coragem de viver de sua arte, de entregar ao vento o seu sentimento, abrindo janelas nos olhos de alguns, jogando poeira nos olhos de tantos outros. Salve Mc Smith!!!!!!!
E visto que não sei de que serve tudo isso, peço ajuda a vocês amigos, Advogados, Jornalistas, Professores, Acadêmicos, Policiais, Cineastas, Familiares, Vagabundos, aos úteis e também aos fúteis, para que talvez tentem me responder. O que fazer? Como fazer algo pelo poeta? Não pela poesia, pois essa não sei de que serve. Mas sim pela pessoa, Smith e outros três ou quatro poetas que foram presos numa das operações no complexo da Penha e do Alemão intitulada Caça-Almas. Tem alguém aí? E aí cidadão?
Obs: Abaixo mando o Link do Filme da Ludmila, para os que ainda não sabem de quem estou falando. E também um Link de uma notícia qualquer, para os que acham que tudo isso aqui é uma viagem e necessitam de Fatos, e não de poemas.
Sempre me perguntam quando envio algo se o texto é meu. Então, respondo de antemão: Não. Ele é seu!
Noticia: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/12/16/mais-um-funkeiro-preso-por-apologia-ao-trafico-de-drogas-923302219.asp
Vídeo feito pela Ludmila, com o próprio MC SMITH: http://www.youtube.com/watch?v=Vh78bFj5y-s . O vídeo está concorrendo numa disputa internacional. Vejam ele pelo VIMEO e indiquem pelo site que gostaram(sabe aquela mãozinha onde está escrito GOOD, acho que é isso. Dêem um jeito de dizer lá que gostaram, incentivem a produção independente que vale a pena.)
Texto: IELA
Texto: Davi Antunes da Luz
Texto: Lauro Mattei - Professor/UFSC
Texto: João Gaspar/ IELA