História e Pensamento Militar
Texto: IELA
Aguarde, carregando...
Luta contra a mega-mineração
28.11.2012 – Na América Latina segue grande o movimento contra as mineradoras que, em alguns lugares, além de provocarem vasta destruição ambiental, estão inclusive usando mercúrio para a extração de minerais. Na Argentina, província de Chubut, neste dia 27 de novembro, dezenas de manifestantes, integrantes do movimento “Não às minas”, acabaram feridos por gente contratada pelo Sindicato da Construção, a mando do governador Martín Buzzi. Segundo a União de Assembleias Patagônicas esse governador está usando de todos os meios para garantir o funcionamento da mega mineração que hoje é proibida por lei.
Nessa terça-feira, segundo realtos da ANRED (Agência de Notícia Red Acción), os manifestantes realizavam uma assembleia pacífica em frente ao legislativo e Chubut, que se preparava para votar um marco regulatório mineiro permitindo a entrada da mineração à céu aberto na região, quando foram atacados violentamente pelos trabalhadores da obra que liga Trelew com Puerto Madryn. “O contingente pró-mineração, contratado para a ocasião, chegou armado de paus e correntes, ficando atrás de um tapume colocado pela polícia provincial”. Ao final, restaram muitos feridos, alguns bem graves, inclusive mulheres. O protesto era para garantir que fosse realizada uma consulta popular sobre a ação das mineradoras a céu aberto, coisa que o governador não quer aceitar.
Essa luta contra a mineração à céu aberto vem sendo perdida na América Latina e, na Argentina, conforme denúncias dos manifestantes, a presidente Cristina Kirchner tem feito todos os esforços para aprovação do Marco Regulatório que permita a ação das mineradoras.
Com informações da ANRed.
Texto: IELA
Texto: Davi Antunes da Luz
Texto: Lauro Mattei - Professor/UFSC
Texto: João Gaspar/ IELA