História e Pensamento Militar
Texto: IELA
Aguarde, carregando...
Aruba e Venezuela: um conflito possível?
14/05/2007
Por Maria Sirley dos Santos – Geógrafa e educadora
Aruba é uma belíssima ilha localizada no mar do Caribe, a poucos quilômetros da Venezuela. É de origem vulcânica possuindo um clima semi-desértico. Como tem um solo ácido e uma grande irregularidade de chuvas não é possível cultivar nenhum tipo de produto, o que faz com que o país importe todos seus alimentos. Sua economia baseia-se fundamentalmente no turismo, possuindo uma ampla rede de Resorts e hotéis de grande luxo, que tem como atração belas praias, esportes aquáticos e uma rede de cassinos.
Mas, este pequeno país de pouco mais de cem mil habitantes nos dá algumas referências importantes sobre como pode haver a convivência harmônica de mais de 50 povos de origem diferente, com um respeito total a cultura de cada um. Lá, são faladas quatro línguas: o holandês, que é a oficial, o Papiamento, a língua dos arubenho , o inglês e o espanhol. Outra singularidade arubenha é o fato de que, por não terem água doce, pois não há nenhum rio e o lençol freático é de água salobra, criaram uma empresa que filtra a água do mar em um processo de vaporização que produz uma água de excelente qualidade, gerando ainda energia elétrica. É o homem vencendo os obstáculos do meio ambiente.
Do ponto de vista da Educação só existe uma Universidade e um Instituto Pedagógico que forma professores, e uma rede de escolas de Educação Infantil e ensino Fundamental. Toda a Educação básica é em holandês, exigência da Holanda, além do que muitos arubenhos fazem o curso superior e cursos de pós -graduação na Holanda, necessitando ter o domínio da língua. É um povo muito atencioso, sendo baixíssimo o índice de violência.
Politicamente é uma sociedade muito complexa, pois apesar de terem conquistado a independência da Holanda, Aruba é considerado um estado à parte, ainda que pertencente ao Reino Holandês. Dois elementos são preocupantes e graves. Um deles é a falta de identidade como povo, percebendo-se uma submissão tanto aos Estados Unidos (poder econômico – a única refinaria na ilha é estadunidense e todos os hotéis são estadunidenses) como à Holanda (dominação política). E em segundo lugar, talvez o mais grave, é o fato de terem firmado um acordo com os EUA. para que o país instale uma base militar em território arubenho, como elemento de defesa, para ser usado contra a Venezuela. É que o governo dos Estados Unidos inventou que a Venezuela pode invadir Aruba e o governo da Holanda se uniu aos estadunidenses, autorizando a instalação da base militar na ilha. Isto sim é extremamente grave e, penso, se constitui uma ameaça concreta à Venezuela.
Texto: IELA
Texto: Davi Antunes da Luz
Texto: Lauro Mattei - Professor/UFSC
Texto: João Gaspar/ IELA