História e Pensamento Militar
Texto: IELA
Aguarde, carregando...
Umbral para a América Latina
Instituto de Estados Latino-Americanos inaugura portal na internet
O Instituto de Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal de Santa Catarina avança mais um passo na sua história. Com a apresentação pública do portal na Internet, agregando no seu interior a página do Observatório Latino-Americano (OLA), que foi o nascedouro do IELA, o Instituto abre uma grande porta para a construção de um espaço virtual completamente voltado para a vida da América Latina. A idéia é de que o portal do IELA seja um “lugar” freqüentado por uma comunidade que pensa e age em torno das questões que envolvem a vida latino-americana, como foi até o momento com a página do OLA. Agora, a idéia é de ampliar o espaço de comunicação através desse novo umbral para a América Latina.
Esse “lugar” se propõe a ser uma espécie de praça pública em que pensadores, estudiosos, professores, pesquisadores, trabalhadores em educação, estudantes, jornalistas, toda uma comunidade de seres pensantes manifeste seu pensar crítico e divulgue suas contribuições, estudos, pesquisas, artigos, resenhas, reportagens, enfim ofereçam seu quinhão para a integração real da América Latina. Não apenas uma integração econômica, como propõem os tratados oficiais, mas um pulsar amplificado voltado à criação de uma verdadeira comunidade latino-americana, que pensa, e propõe saídas, de forma integrada, para a educação, a ciência, a cultura, a arte, a vida que pulsa nessas terras de Abya Yala (”tierra en plena madurez”), nome original de Nuestra América.
O IELA nasceu em 2006, depois que o Observatório Latino-Americano, um projeto de pesquisa e extensão criado em junho de 2004, ganhou maturidade. O grupo que estava à sua frente, coordenado pelo professor de Economia Nildo Ouriques, percebeu que era hora de lançar novas raízes. Não bastava ser uma janela aberta para a vida latino-americana, através da observação dos fatos, dos eventos, dos movimentos que agitam, animam e mobilizam a vida na América. Agora o desafio era o de atravessar um umbral, abrir uma grande porta para um caminho novo. O de construir um espaço de estudo, pesquisa, extensão, observação e ação, que pudesse acolher outras iniciativas que se faziam, de forma ainda bastante isolada em outros centros da própria UFSC e também em outras universidades.
Hoje, o IELA conta com a participação de mais cinco centros da UFSC e o Colégio de Aplicação. Reúne ainda outras oito universidades brasileiras na Rede Brasileira de Estudos Latino-Americanos, a REBELA. Além disso, vem trabalhando para ampliar sua atuação através de uma cooperação com universidades de outros países. O IELA se estende como uma teia de relações horizontais, ligadas por um interesse comum, a América Latina. O horizonte do desafio é a integração latino-americana. Mas uma integração que vá muito além do aspecto econômico e envolva o humano, o cultural, o político, o social e o artístico. Integram o grupo do IELA professores, trabalhadores em educação, estudantes, investigadores e livre pensadores, todos buscando uma outra maneira de ser e estar no mundo, baseada na cooperação e na solidariedade.
Texto: IELA
Texto: Davi Antunes da Luz
Texto: Lauro Mattei - Professor/UFSC
Texto: João Gaspar/ IELA