Início|Sem categoria|Bolsa de Pós-Doutorado no País em Ciência Política

Bolsa de Pós-Doutorado no País em Ciência Política

-

Por IELA em 02 de maio de 2011

Bolsa de Pós-Doutorado no País em Ciência Política
Área de atuação: Ciência Política, Sociologia e áreas afins
Nº do processo FAPESP: 08/57112-7
http://www.bv.fapesp.br/pt/projetos-tematicos/7208/politica-classes-sociais-capitalismoneoliberal/
Título do projeto: Política e classes sociais no capitalismo neoliberal
Área de conhecimento: Ciência Política e Sociologia
Pesquisador principal: Armando Boito Júnior
Unidade/Instituição: Centro de Estudos Marxistas – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Este edital leva ao conhecimento dos interessados que se encontram abertas as inscrições para a seleção de um (01) bolsista pós-doutoral junto à FAPESP para desenvolver projeto de pesquisa individual relacionado ao projeto temático “Política e classes sociais no capitalismo neoliberal” (no 08/57112-7), coordenado por Armando Boito Júnior, professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
1. DAS INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ocorrer por e-mail (prpmarcelino@gmail.com), no período de 01/05/2011 a 31/05/2011. Todos os e-mails enviados terão o recebimento confirmado em até 48h via resposta ao próprio e-mail.
2. A VAGA
O bolsista deverá desenvolver projeto de pesquisa cujo tema tenha ligação com o objetivo geral do projeto temático; qual seja: “O projeto visa a analisar o processo político e os conflitos sociais que tiveram como resultado a implantação do modelo capitalista neoliberal no Brasil, os efeitos da política neoliberal sobre os diferentes setores sociais envolvidos nesse processo e a posição econômica e política que tais setores ocupam no novo modelo econômico e na estrutura de poder vigente no país. A hipótese mais geral da pesquisa é que tal processo deve ser analisado, principalmente, como a resultante de conflitos de classes, frações de classe e camadas sociais, nas condições dadas por um país dependente semi-industrializado que transitava de um regime de ditadura militar para um regime democrático.” O projeto temático compreende duas grandes linhas de pesquisa: uma referente à ação das classes dominantes e outra referente à ação das classes trabalhadoras (incluindo aqui as classes médias). A compatibilidade entre o projeto temático e a proposta de pesquisa do candidato será um critério fundamental para a seleção do bolsista.
Espera-se, para preenchimento da vaga, que 1) o bolsista participe regularmente das reuniões do grupo de pesquisa a que estará vinculado (uma reunião a cada três semanas na Unicamp); 2) tenha habilidade para organizar tarefas de pesquisa com independência; 3) tenha disponibilidade para oferecer uma disciplina por ano junto ao Departamento de Ciência Política da Unicamp – disciplina essa relacionada ao seu objeto de pesquisa.
3. DOS REQUISITOS PARA O CANDIDATO À BOLSA
O candidato aprovado e a ser beneficiado com a bolsa da FAPESP deverá atender aos seguintesrequisitos:
a) Ter doutorado em Ciências Sociais (Sociologia ou Ciência Política), Economia ou em áreas afins;
b) Possuir currículo que demonstre capacitação para atuar no desenvolvimento do projeto;
c) Dedicar-se integralmente e exclusivamente às atividades do projeto;
d) Não manter vínculo empregatício ou estatutário durante a vigência do projeto;
e) Não ser aposentado;
f) Ter obtido o título de doutor há, no máximo, 7 (sete) anos;
g) Estar de posse do seu diploma de doutorado ou de ata de defesa;
h) Estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo seja aprovada a sua
candidatura pela FAPESP;
i) No caso de candidato estrangeiro, demonstrar as habilidades necessárias de comunicação em língua portuguesa.
4. DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA À INSCRIÇÃO
No ato da inscrição por e-mail o candidato deverá apresentar:
e) Projeto de pesquisa de, no máximo, 10 (dez) páginas, em espaçamento 1,5 mm e fonte 12 Times New Roman, em língua portuguesa, contendo: resumo, breve discussão bibliográfica, hipóteses e objetivos de pesquisa, metodologia, cronograma e bibliografia.
f) Curriculum Vitae. Para candidatos brasileiros pede-se que o curriculum vitae seja o da plataforma lattes;
g) Duas cartas de recomendação;
h) Súmula curricular de 1 página em espaçamento 1,5 mm, fonte 12 Times New Roman.
5. DA SELEÇÃO
A seleção do bolsista será realizada em três etapas:
d) Avaliação do projeto de pesquisa e do currículo vitae dos candidatos. Aprovados e não aprovados nesta etapa receberão uma resposta às suas candidaturas por e-mail;
e) Processo de avaliação e classificação de projetos e currículos selecionados na etapa anterior por grupo de pareceristas internos e externos ao Projeto Temático;
f) Os candidatos selecionados serão chamados para uma entrevista, em língua portuguesa, presidida pelo coordenador do projeto temático e que pode contar com a presença de outros(as) pesquisadores(as) participante(s) do projeto temático. A convocação será feita por e-mail e as entrevistas ocorrerão por skype entre os dias 30/06/2011 e 01/07/2011; o dia e o horário exatos serão comunicados por e-mail.
6. DO RESULTADO
O resultado será enviado por email à partir das 14 horas do dia 02/07/2011.
7. DA BOLSA
O candidato selecionado receberá financiamento pela FAPESP, sendo contemplado com uma bolsa de pós-doutorado (R$ 5.333,40), com duração até 24 meses, admitindo-se prorrogação, dependendo do desempenho, por mais 12 meses ou pelo tempo restante ao próprio projeto temático.
8. DO INÍCIO DAS ATIVIDADES
O candidato selecionado deverá estar apto a iniciar as atividades tão logo seja aprovada a sua candidatura pela FAPESP.
9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Casos omissos a este edital serão decididos pelo coordenador do projeto temático, resguardadasas regras estabelecidas pela Fapesp.

Últimas Notícias