Início|Cultura Brasileira|Cadernos do mundo inteiro

Cadernos do mundo inteiro

-

Por IELA em 07 de junho de 2019

Cadernos do mundo inteiro

Livros praticamente desconhecidos são recuperados com nova edição

Para quem quer conhecer obras importantes da literatura brasileira pode visitar o instigante sítio “Projeto Cadernos do Mundo Inteiro”, uma editora especializada em Recursos Educacionais Abertos, REA. A proposta está em desenvolvimento desde 2010 e tem como objetivo principal a publicação de livros em formato eletrônico de literatura brasileira, ainda que trabalhe também com materiais sobre línguas estrangeiras. É um sítio para quem ama os livros. 
O trabalho editorial é realizado na cidade de Jundiaí, São Paulo, coordenado por Eduardo Rodrigues Vianna, que iniciou o projeto justamente para oferecer a oportunidade aos leitores de ter acesso a obras que já são de domínio público ou disponíveis sob a licença Creative Commons, ou seja, podem ser baixados sem qualquer custo. Porque livro é um bem cultural que não pode ficar inacessível pelo seu preço. “Consideramos que as licenças Creative Commons são da maior importância na atualidade, porque possibilitam a livre utilização de bens culturais sem que os criadores sejam lesados em seus direitos, por um lado, e preservam a autoria do que se publica na internet, por outro”.
O sítio oferece a Coleção Acervo brasileiro, que é o principal projeto. São livros clássicos, de autores brasileiros,  cujos gêneros são o conto, o romance, a poesia e a ensaística. São obras fundamentais, fundamentadoras, que abrem caminhos em meio ao pensamento e às letras nacionais, e que são tratadas pelo editor como verdadeiros recursos educacionais, sem querer transformá-las em livros didáticos.
Existe também a Coleção Didáticos, formada por cadernos de línguas estrangeiras. Como Recursos Educacionais Abertos, a coleção está pensada para professores de línguas estrangeiras interessados em materiais que sirvam para preparar aulas, ou para serem modificados, adaptados às necessidades do professor.
Estão disponíveis obras maravilhosas como “Contos populares do Brasil”, de Sílvio Romero, e “Úrsula”, de Maria Firmina dos Reis, o primeiro livro de uma mulher publicado no Brasil, e uma mulher negra, ainda no século XIX. Uma joia rara sobre a escravidão.
O sítio “Projeto Cadernos do Mundo Inteiro” pode ser acessado aqui. 
 

Últimas Notícias