Início|Sem categoria|Capoeira da ilha traz mestre Ananias

Capoeira da ilha traz mestre Ananias

-

Por IELA em 15 de janeiro de 2015

Capoeira da ilha traz mestre Ananias

CAPOEIRA DA ILHA PROMOVE ENCONTRO COM MESTRE ANANIAS
“Dona Isabel que história é essa; De ter feito a abolição De ser princesa boazinha; Que libertou a escravidão To cansado de conversa; To cansado de ilusão Abolição se fez com sangue; Que inundava esse país Que o negro transformou em luta; Cansado de ser infeliz.”Mestre Toni Vargas
24.04.2013  – O Projeto Capoeira da Ilha, entre os dias 11 e 16 de maio, promove eventos de discussão da abolição da escravatura, conhecido como “Dona Isabel, que história é essa?”, que é um marco histórico dentro do Brasil, e com isso resgatar, preservar e divulgar o caráter cultural e artístico da Capoeira Angola. Estão programados uma Oficina de rua, Feijoada no Quilombo de Macacú, convivência entre capoeiras e mestre Ananias, Mesa redonda, Palestra: Fala Mestre, oficinas de capoeira, Roda do Básico entre outros. O debate permeará a atual situação que a população afro-descendente passa no território brasileiro e suas heranças culturais, com o objetivo de garantir um espaço democrático de discussão e também de inserção de setores em situação de risco ou vulnerabilidade social.
O projeto contará com a presença do Mestre Ananias, um dos principais representantes da capoeira, mantendo viva a cultura e ancestralidade, relacionando, Capoeira, Samba e Candomblé no coração da maior cidade do Brasil, São Paulo. Mestre Ananias nasceu em 1924, em São Félix (BA) uma cidade que vivencia a força e influência africana em solo brasileiro.

       Retirado: http://mestreananias.blogspot.com.br/2009_02_01_archive.html
O Projeto de Extensão Capoeira da Ilha procura difundir a Capoeira não como uma disciplina descontextualizada, e tampouco como um conhecimento restrito aos muros da UFSC, mas como um fenômeno histórico-cultural, uma prática corporal social de resistência ainda possível e necessária, buscando ampliar a inserção comunitária e a reflexão sobre a extensão universitária, principalmente aquela dedicada a atender os setores mais empobrecidos da sociedade brasileira.
PROGRAMAÇÃO:
SÁBADO (11/05) 11:00 – OFICINA/RODA DE RUA – DA FIGUEIRA (Mestre ANANIAS): Oficina Roda de Rua – entrega de certificado. Coordenação: GRUPO QUILOMBOLA.
O Valor da oficina é de R$ 20,00. Conta corrente:41791-2, Agência : 347-6. Bradesco – Valdemiro Pereira Filho.
17:00 – FEIJOADA “13 DE MAIO” no QUILOMBO DO MACACU EM GAROPABA: Terá início às 14 horas. Dois ônibus sairão de Florianópolis.  Coordenação: GRUPO AJAGUNÃ. MESTRE KHORVÃO.
O convite da feijoada será vendido pelo valor de R$ 20,00, com direito a transporte (ida e volta: Fpolis-Garopaba). Bolsista Giovani.
DOMINGO (12/05) CONVIVÊNCIA: MESTRE ANANIAS E CAPOEIRA DA ILHA.
SEGUNDA-FEIRA (13/05) 11:30 – FALA MESTRE ANANIAS: NO CDS/UFSC. Coordenador: Prof. Dr. Fábio Machado Pinto (CED/UFSC).
18:30 – FALA MESTRES: Capoeira da Ilha: Fundamento, Resistência e Combatividade. Mestres de capoeira e da Vida: Pinóquio, Khorvão e Polegar – NO CDS UFSC. Coordenador: Prof. Danuza Meneghello (CED/UFSC).
TERÇA-FEIRA (14/05) 18H30 – MESA REDONDA: NOVA CARTOGRAFIA SOCIAL – CAPOEIRA DA ILHA – NO AUDITORIO DO CDS UFSC. Prof. Dr. Raquel Mombelli (Nuer) e Representante da Capoeira da Ilha. Coordenação: Prof. Paulo Capela. (CDS/UFSC).
QUARTA-FEIRA (15/05) 12H00 – OFICINA : CAPOEIRA DA ILHA – MESTRE KHORVÃO (AJAGUNÃ DE PALMARES). Ginásio de Capoeira CDS/UFSC.
18H30 – OFICINA: CAPOEIRA DA ILHA – MESTRE POLEGAR (PALMARES). Ginásio de Capoeira CDS/UFSC.
QUINTA-FEIRA (16/05) 12:00 – RODA DO BÁSICO: “ESCRAVIDÃO NÃO ACABOU” – Coordenação: GRUPO PALMARES.
18H30 – OFICINA ENCERRAMENTO: CAPOEIRA DA ILHA: MESTRE PINÓQUIO (QUILOMBOLA). Ginásio de Capoeira CDS/UFSC.
Informações: Projeto de Extensão Capoeira da Ilha. (Coordenador Prof. Dr. Fábio Machado Pinto.) (NEPECES – Sala 310, Bloco C – CED)
Email: projetocapoeiradailha@gmail.com.

Últimas Notícias