História e Pensamento Militar
Texto: IELA
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O Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latino-americanos e o Programa de Pós-graduação em Literatura da UFSC promovem, nos dias 17,18 e 24 de março, o Ciclo de Cinema ´A diáspora colombiana`. O evento propõe considerações críticas e debates sobre o fenômeno da diáspora colombiana no mundo e sobre o papel do cinema e da literatura na reflexão a respeito da massiva emigração: suas causas, possíveis efeitos e decorrências estético-políticas.
Serão projetados os filmes ´La desazón suprema: retrato incesante de Fernando Vallejo` (2003) de Luis Ospina, ´Los niños invisibles` (2001) de Lisandro Duque, ´Cóndores no entierran todos los dias` (1983) de Francisco Norden, e o curta-metragem ´Pequeñas voces` (2003) de Eduardo Carrillo. Todas as projeções acontecem no auditório Henrique Fontes, prédio B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC, a partir das 15h, e contarão com a coordenação de especialistas na área. O evento é gratuito e aberto ao público em geral, e os assistentes terão certificados de participação.
Na sessão inaugural haverá uma breve apresentação do Ciclo, com os professores Gonzalo Aguilar, Liliana Reales, Jair da Fonseca e Felipe Soares. Às 10h do mesmo dia acontecerá a conferência de abertura, titulada ´El pueblo como lo Real: hacia una genealogía del cine latinoamericano`, a cargo do professor Gonzalo Aguilar.
A conferência do professor Aguilar, especialista em cinema e catedrático de Literatura Brasileira da Universidade de Buenos Aires, tratará sobre a gestação, o desenvolvimento e a interrupção do projeto continental de um cinema comprometido e articulado ao redor de uma figuração do real: o povo. Também abarcará as cinematografias e os filmes mais destacados do chamado Cinema Latino-americano, no intervalo 1967-1977, de países como Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Colômbia, Cuba, passando por nomes como Glauber Rocha, Fernando Solanas, Jorge Sanjinés, Carlos Mayolo e Luis Ospina; assim como algumas produções contemporâneas – entre as que se destacam fenômenos como o Novo Cinema Argentino ou autores como Pablo Trapero, José Padilha, Adrian Caetano, Martin Rejtman, Eduardo Coutinho ou Enrique Bellande, entre outros.
O evento conta com o apóio do Instituto Cervantes, do Curso de Cinema e do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras da UFSC.
Informações: (48) 3721-9288, ramal 203 (segundas e sextas das 14h às 16h).
Os filmes`La desazón suprema: retrato incesante de Fernando Vallejo´ (2003) é um documentário de longa-metragem sobre uma das principais e mais polêmicas vozes da literatura colombiana contemporânea. Neste filme – produto de uma convivência prolongada com Fernando Vallejo – o reconhecido diretor Luis Ospina tece um intenso diálogo com a obra literária do escritor. Havendo escrito cinco romances autobiográficos e realizado três filmes, Vallejo só obteve ressonância internacional após a publicação e adaptação cinematográfica de La virgen de los sicarios. A partir desse momento, o autor e a sua obra têm conhecido os extremos do elogio e de duras críticas pelos inúmeros gestos de ruptura com as tradições literária, familiar, sexual e nacional em que o filme incorre sem cessar.
´Los niños invisibles` (2001) é um longa-metragem de ficção dirigido por Lisandro Duque Naranjo. O filme conta a história de três crianças que, numa pequena cidade colombiana de províncias da década de cinquenta, se empenham em conseguir a invisibilidade por meio de um ritual de magia negra. Para lá da anedota, o filme se ocupa com personagens que, sem feitiço nenhum, já são “invisíveis”, pois habitam num mundo em que o olhar dos adultos se concentra em inovações tecnológicas ou perseguições partidárias cheias de violência e dogmatismo.
´Pequeñas voces` (2003) se compõe de animações de desenhos de crianças colombianas vítimas da guerra, acompanhadas pelos seus testemunhos em off. Segundo o seu realizador, Eduardo Carrillo, se trata de um curta híbrido entre o documentário e a animação por computador. Nele, três crianças deslocadas pela violência narram as suas histórias de uma perspectiva própria, em que a sobrevivência consiste em aquilo que qualquer dispositivo cinematográfico apenas consegue insinuar.
´Cóndores no entierran todos los días` (1983) é a adaptação cinematográfica do romance homônimo de Gustavo Álvarez Gardeazabal (1971). Dirigido por Francisco Norden, o filme segue a vida de León María Lozano, conhecido como Cóndor por comandar os bandos de extermínio chamados Pájaros, no período compreendido entre os anos 1948 e 1951, quando nos campos colombianos teve lugar uma sangrenta confrontação bipartidária entre os partidos tradicionais do país, o Liberal e o Conservador. Essa confrontação, denominada “A violência” (1948-1960), constitui o antecedente histórico mais próximo da guerra que atualmente tem lugar na Colômbia, daí a importância do filme.
Confira a programaçãoQuarta-feira, 17/0310h Conferência´El pueblo como lo Real: hacia una genealogía del cine latinoamericano`, com o Prof. Dr. Gonzalo Aguilar da Universidad de Buenos Aires (UBA).Debatedor: Prof. Dr. Jair Tadeu da Fonseca (UFSC)
15h Abertura do Ciclo“A Diáspora Colombiana”, com os professores doutores Gonzalo Aguilar (UBA), Felipe Soares (UFSC) e Jair Tadeu da Fonseca (UFSC)
16h Projeção do filmeLa desazón suprema: retrato incesante de Fernando Vallejo (2003) de Luis Ospina
Pausa
18h – 19h DebateCoordenação: Felipe Soares
Quinta, 18/0315h Projeção do filmeLos niños invisibles (2001) de Lisandro Duque
Pausa
17h Projeção do curtaPequeñas voces (2007) de Eduardo Carrillo
17h30 – 18h30 DebateCoordenação: Jair Tadeu da Fonseca
Quarta, 24/0315h Projeção do filmeCóndores no entierran todos los días (1984) de Francisco Norden
Pausa
17h – 18h DebateCoordenação: Bairon Vélez Escallón
Texto: IELA
Texto: Davi Antunes da Luz
Texto: Lauro Mattei - Professor/UFSC
Texto: João Gaspar/ IELA