Coleção Pátria Grande
Coletânea de 80 volumes traz, em língua portuguesa, os clássicos do pensamento latino-americano, incluindo autores nacionais nunca editados em português.]
A coleção PATRIA GRANDE é parte da Biblioteca do Pensamento Crítico Latino-Americano, uma iniciativa do Instituto de Estudos Latino-Americanos, coordenada pelo professor Nildo Domingos Ouriques. Ela se dedica exclusivamente à publicação, no Brasil, de obras ainda inéditas de autores clássicos que simplesmente são desconsideradas no país como se de fato não existissem. Mas, as obras existem e precisamos conhecê-las.
Atualmente, em função das novas exigências sociais sobre o trabalho intelectual, a formação de nossos cientistas sociais será notoriamente insuficiente sem o pleno conhecimento da inteligência latino-americana, da qual inegavelmente somos partes. Ademais, as exigências sociais sobre o trabalho intelectual que a nova situação do continente nos impõe revelou os limites da marca eurocêntrica da formação universitária e do público culto no Brasil, razão pela qual a antiga e cômoda confiança na tradição colonial europeia já não é capaz de contribuir para superar o subdesenvolvimento e a dependência que segue orientando a evolução do país.
A coleção Pátria Grande nasceu portanto para suprir esta enorme lacuna de nossa formação intelectual, tão colonialmente centrada no cânone europeu-estadunidense, expressão acabada do eurocentrismo que começa ceder passagem ao pensamento crítico latino-americano, nossa melhor tradição. Ao todo serão 80 volumes, já escolhidos e em processo de tradução.