Início|Sem categoria|Congresso do NEPE reune estudantes de todo o país

Congresso do NEPE reune estudantes de todo o país

-

Por IELA em 25 de agosto de 2008

Congresso do Nepe reune estudantes de todo o país
25/08/2008 – Foi um sucesso o Congresso Latino-Americano de Direitos Humanos e Pluralismo Jurídico promovido pelo Núcleo de Estudos de Práticas Emancipatórias, coordenado pelo professor Antonio Carlos Wolkmer, do CCJ/UFSC. Durante três dias discutiram-se temas como os desafios para a concretização dos direitos humanos na América Latina, as práticas insurgentes e a assessoria jurídica popular, os conflitos ambientais, planejamento e exclusão na cidade e o poder, mídia e comunicação na América Latina. Além das conferências que trouxeram nomes importantes de todo o país, ainda aconteceram dezenas de apresentações de trabalhos nos GTs montados durante a parte da tarde. Não bastasse isso, ainda foram realizadas oficinas e atividades autogestionadas.
 
O trabalho desenvolvido pelo professor Wolkmer, que é membro do IELA, tem como objetivo colaborar na produção de pesquisas comprometidas com a crítica e a apresentação de alternativas para a efetivação de direitos, dando visibilidade às possibilidades de construção de projetos universitários em assessoria jurídica popular. Também busca incentivar o diálogo entre os estudantes, pesquisadores e militantes, de diversas instituições, movimentos sociais e áreas do conhecimento, comprometidos com a construção de novas ações de resistência na periferia do capitalismo globalizado. Para os estudantes, que vieram de vários estados do país, foi muito importante participar de um encontro com uma diversidade tão grande e que, apesar disso, não perdeu a unidade de objetivos. Taíse Caroline dos Santos, que veio de Goiás, estava muito satisfeita por poder apresentar um trabalho que não havia encontrado guarida em outros congressos na área do direito. Ela trabalhou a figura de Hugo Chávez e a comunicação.   
 
Os integrantes do IELA, professor Nildo Ouriques e a jornalista Elaine Tavares participaram do congresso como mediadores dos GTs Diversidade, Identidades e Culturas Latino-Americanas e Poder, Mídia e Comunicação, respectivamente. A professora Guadelupe Bertussi também acompanhou o Congresso durante as grandes conferências.

Últimas Notícias