Memória – Cuba e a saída de Fidel (2008)
Texto: IELA
Aguarde, carregando...
Congresso Latino-Americano de Pluralismo Jurídico
Ocorrerá em Florianópolis, nos dias 20, 21 e 22 de agosto, o Congresso Latino-Americano de Pluralismo Jurídico e Direitos Humanos, organizado pelo Núcleo de Estudos e Práticas Emancipatórias-NEPE e que tem o professor Antonio Carlos Wolkmer por seu coordenador. O palco desse evento será a Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC e a discussão jurídica, em sua face contra-hegemônica, a protagonista.
O Auditório da reitoria da UFSC receberá alguns dos mais destacados nomes do continente acerca do tema que envolve pluralismo jurídico, teoria crítica do direito e movimentos sociais. Dentre os teóricos que estarão presentes, cabe destaque ao mexicano Jesús Antonio de la Torre Rangel, doutor em direito e autor de várias obras, professor universitário em Aguascalientes e advogado militante junto a movimentos populares no México, como o dos zapatistas, em Chiapas, que tem na figura enigmática do subcomandante Marcos seu nome mais conhecido.
Também estará presente o professor doutor da Universidade Nacional da Colômbia Edgar Augusto Ardila Amaya e sua reflexão sobre a multifacética realidade colombiana, hoje na mira dos refletores da mídia mundial, devido aos episódios que envolvem o poder estatal, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-FARC e os grupos paramilitares.
Os três dias do congresso serão de extrema relevância para o desenvolvimento de uma reflexão crítica e atual sobre o direito que se vive na América Latina. Um debate arejado porque ciente da necessidade de colocar em questão temas prementes como o dos direitos humanos, a da mediação comunitária para resolução de conflitos para além do aparelho estatal, o da mídia e sua relação quotidiana com o direito, bem como o dos movimentos sociais, legítimos sujeitos coletivos de nosso tempo e realmente desamparados por nosso sistema jurídico.
Sendo ponto de encontro de pesquisadores, estudantes e militantes de todo o país, como também de várias regiões da América Latina, o Congresso Latino-Americano de Pluralismo Jurídico e Direitos Humanos, com suas conferências, oficinas e apresentações de trabalhos, servirá de verdadeiro fórum para o debate dos temas mais atuais, sob uma perspectiva crítica, que envolvem o direito e nossa sociedade.
Informações: Comissão organizadora – ricardo2p@yahoo.com.br
Texto: IELA
Texto: João Gaspar/ IELA
Texto: Elaine Tavares
Texto: Davi Antunes da Luz
Texto: Juan J. Paz-y-Miño Cepeda
Texto: Rafael Cuevas Molina - Presidente AUNA-Costa Rica