Início|Peru|Congresso peruano destitui Dina Boluarte

Congresso peruano destitui Dina Boluarte

-

Por IELA em 10 de outubro de 2025

Congresso peruano destitui Dina Boluarte

Novo presidente é Jerí Oré

O Peru não é para amadores. Depois da traição de Dina Boluarte a Pedro Castillo, aceitando ficar no cargo de presidente depois do golpe parlamentar que o destituiu, agora ela prova do mesmo veneno sendo destituída pelo Congresso. Na noite do dia 09 de outubro os deputados decidiram admitir quatro pedidos de impedimento contra a presidente por conta das ações relacionadas à segurança.

Apesar da brutal repressão aos movimentos sociais, destituição de Dina se deu porque os deputados apontaram falhas no combate a delinquência. O argumento para a destituição de Dina foi o mesmo apresentado contra Pedro Castillo: incapacidade moral para enfrentar a crise de insegurança que vive o país..

Na votação, realizada durante a noite, o Congresso decidiu por 123 votos a sua vacância no cargo. Foi uma decisão absoluta. Nenhum voto contrário, nenhuma abstenção.

Tudo aconteceu muito rapidamente. Era uma hora da manhã quando foi decidido o impedimento e imediatamente o presidente da casa, José Jerí Oré foi declarado presidente da nação. Ainda na mesma sessão, Jerí jurou á Constituição e hoje pela manhã já está dirigindo o país.
Para os peruanos é uma espécie de troca de seis por meia dúzia. A população não respaldava Dina, que durante seu mandato sempre reprimiu duramente as lutas sociais, mas tampouco confia no Congresso, que historicamente tem se mostrado um espaço que atua contra os interesses da maioria.

O novo presidente, Jerí Oré, é alinhado com as forças de direita e tem sido investigado por crimes fiscais, bem como chegou a ser acusado de violação sexual. Tudo acabou arquivado. Durante o golpe que derrubou Castillo em dezembro de 2022 esteve obviamente a favor do impedimento. No governo de Dina acenou com apoio inclusive arquivando pedidos de investigação contra ela.

 

 

 

 

Últimas Notícias